O traço de cada um

A noite de homenagens à Mulher Destaque 2018, por conta do Dia da Mulher Farroupilhense no próximo 18 de março, foi preenchida pelas peculiaridades de cada pessoa que estava ou subiu à tribuna da Câmara dos Vereadores de Farroupilha. O perfume era de rosas

Você pode me ver
Do jeito que quiser
Eu não vou fazer esforço
Pra te contrariar
De tantas mil maneiras
Que eu posso ser
Estou certa que uma delas
Vai te agradar

A escolha da música Rosas, cantada ao vivo por Marli Bortolini, foi perfeita para servir de trilha sonora para a distribuição da flor às mulheres que estavam presentes na noite de segunda-feira, 12 de março, na Câmara dos Vereadores de Farroupilha, onde aconteceu a homenagem às Mulheres Destaque 2018.
A casa ganhou tons cor de rosa e estava cheia e florida para homenagear as indicadas pelas bancadas com assento.
A primeira dama, Francis Somensi, ao lado do prefeito Claiton Gonçalves, apresentou o resultado de sua participação no Coro da Tramontina, ao final das homenagens: cantou bonito, apoderando-se do microfone com naturalidade e sem semitonar.
Os vereadores, um de cada partido, que chamavam à tribuna as indicadas mostraram muito de si mesmos – por falarem sobre os valores nos quais acreditam, por mostrarem dados de pesquisas relativas à mulher, por estenderem as homenagens às suas esposas ou noivas, por cantarem, por anunciarem paternidade.
A única representante do sexo feminino da Câmara, a vereadora Eleonora Broilo, não esqueceu de agradecer à sua secretária Jaque, atribuindo a ela, de forma singela, o devido reconhecimento. Coisas de mulher.

As homenageadas
Cada mulher que chegou ao microfone empregou uma marca muito própria, apresentando características que resumiam o porquê de estar ali. Todas especiais em seus papéis, na vida que têm.
A primeira a subir à tribuna foi Sandra de Almeida, indicada pelo PDT. Pediu desculpas pelo traje, o que não fez diferença alguma diante do trabalho que realiza junto à comunidade. Eu vim de mim mesma. Foi e deu seu recado, destacando a importância da palavra oportunidade, pois todos precisam ser ouvidos.
O PT explicou a ausência de Rejane Comin, que naquela noite acompanhava o pai hospitalizado. Quem a substituiu foi Vanusa Tavares, também criadora do grupo de apoio à adoção DNA da Alma. Vanusa leu as palavras da amiga e nelas o valor explícito que marca não só o trabalho, mas a vida das pessoas envolvidas com o grupo: a valorização da família. Família para conjugar o verbo amar.
A senhora Diles Terezinha Turchetto, indicada pelo PSB, deu o tom da religiosidade à noite com sua maciça atuação na construção da Igreja do bairro Santa Catarina. Ressaltou a humildade. Nossos braços são nossas asas, mas quem voa para buscar nossos valores é a nossa humildade.
A força da tradição gaúcha foi representada pela prenda professora Elenice Girelli, linda em seu vestido verde. Destacou o amor ao que se faz, sem esquecer de agradecer as lições de seus pais e de seus antepassados. Foi indicada pelo PRB.
A Rede Sustentabilidade indicou Nair Salete Todeschini por seu trabalho na Assistência Social. Emocionada, Salete foi objetiva nos agradecimentos em nome dos seus 27 anos de atuação em benefício dos menos favorecidos.
Carla Macalossi foi a indicada do PMDB e homenageada pela trajetória de quase três décadas dentro da CICS, cujo primeiro presidente, Adelino Colombo, presente ao evento, foi citado. Assumiu que é avessa às tribunas, gostando dos bastidores, onde aprende bastante. A arte da existência é compreender que não devemos ser imediatistas, que nada se faz sozinho, disse a Carla da CICS, como é conhecida.
O PP proferiu palavras de reconhecimento ao casal Adelino e Ruth Colombo para incluir a lista de motivos pela indicação da presidente da Lojas Colombo Gissela Franke Colombo Berlaver, que citou a igualdade de gêneros, a lei Maria da Penha e a família. Agradeceu publicamente ao pai, o senhor Colombo, pela sucessão à frente da empresa. Obrigada pela confiança. Farei de tudo para leva-la à 3ª e à 4ª geração. Não esqueceu das Voluntárias da Saúde.
Uma noite em homenagem a todas as mulheres farroupilhenses. Uma noite peculiar, marcada pela evidência do traço de cada um.