Outubro Rosa tem programação voltada à saúde das mulheres
Mês terá palestras, rodas de conversas e coletas de exames
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, quando o símbolo da campanha – laço cor-de-rosa – foi lançado e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, no Estados Unidos, e desde então promovida anualmente.
Em Farroupilha, uma programação foi elaborada para este mês, e ações serão promovidas visando a saúde e o bem-estar da mulher. Entre os destaques, palestras, rodas de conversas, coletas de material para exames gratuitos e uma campanha de arrecadação de cabelos, perucas e lenços para a cabeça. A primeira-dama, Ariane Laura dos Santos Feltrin, que lidera o programa com a Coordenadoria da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Secretaria da Habitação e Assistência Social, disse que o Outubro Rosa é muito importante, e convidou todas as mulheres a participarem das ações.
“A prevenção é sempre o melhor remédio. Toda mulher precisa realizar o autoexame, ter hábitos saudáveis e realizar as consultas com seus médicos regularmente. Porém, sabemos que muitas são acometidas pelo câncer de mama, e foi pensando nisso que estamos com palestras e oficinas para que possamos abraçar e acolher essas mulheres, mostrando que estando unidas, com sororidade, podemos, juntas, passar por esse momento tão complicado.”, disse.
Ariane lembra que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores estão nos países desenvolvidos. Para Camila Bernart, titular da Coordenadoria da Mulher, o Outubro Rosa é importante para conscientizar as mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama.
“Fazer o autoexame, adotar hábitos saudáveis e consultar o médico regularmente salva vidas. Para atingirmos maior número de pessoas informadas sobre o assunto, intensificamos ações no mês de outubro e contamos com a participação da comunidade para se juntarem à causa.”, disse. Em 2024, o Brasil deve ter cerca de 74 mil casos de câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que até 2025, o país registre 73.610 novos casos da doença. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres brasileiras, e apenas cerca de 1% dos casos ocorre em homens. As regiões Sul e Sudeste do país apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade.
O Outubro Rosa
- Até 31 de outubro
- Campanha de arrecadação de cabelos, perucas e lenços de cabelo
- Local de entrega: Coordenadoria da Mulher – na Prefeitura Municipal e Liga de Combate ao Câncer de Farroupilha
- 14 e 15 de outubro
- Coleta de exames preventivos e orientações de saúde
- Horário: Manhã e tarde
- Local: Salão Comunitário Linha Paese e comunidades vizinhas
- 18 de outubro
- Palestra com Clementina de Marco Giacomelli, presidente do instituto “Amigas do peito e da Alma” sobre Qualidade de vida e câncer de mama
- Horário: 19h30min
- Local: Igreja São Brás – Bairro Cinquentenário
- 20 de outubro
- Missa Rosa
- Horário: 18h30min
- Local: Igreja Matriz de Farroupilha
- 21 de outubro
- Coleta de exames preventivos e orientações de saúde
- Horário: Manhã e tarde
- Local: Linha República e comunidades vizinhas
- 23 de outubro
- Palestra: O cuidado começa em mim
- Horário: 14h
- Local: CRAS I – Bairro Industrial
- 23 de outubro
- Coleta de exames preventivos e orientações de saúde
- Horário: Manhã e tarde
- Local: Salão Comunitário Linha 30 e comunidades vizinhas
- 25 de outubro
- Palestra: O Autocuidado em Primeiro Lugar: a força da mulher que habita em você
- Horário: 14h
- Local: Sesc Farroupilha
- 28 de outubro
- Palestra: Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama
- Horário: 14h
- Ministrante: Jamile Grimm, enfermeira do Pró-Saúde
- Local: Centro de Convivência Idosos São José