Por melhorias no passeio público
Vereadora Glória Menegotto apresentará projeto sugerindo que o poder público assuma a responsabilidade pelas calçadas

Dieverson Colombo
A vereadora Maria da Glória Menegotto (PDT) pretende apresentar um projeto ao poder público, sugerindo com que o mesmo assuma responsabilidade pelo passeio público, as calçadas. Glória explica que a população já paga bastante impostos e também diz que esse projeto pode ajudar a cidade a ficar mais bonita.
Segundo a vereadora, quem faz a calçada depois que compra o terreno é o proprietário do local, mas ela acredita que quem deveria manter é o poder público. É um projeto bem simples. Mas é muito importante. A gente já paga muitos impostos, a carga tributária é muito alta. A gente até vê que as nossas calçadas aqui do município estão praticamente todas destruídas. Se passar no centro da cidade em dia de chuva, não é possível. No que você pisa já você se molha todo”, explica.
A pedetista lembra que os proprietários não podem usar as calçadas com exclusividade, nem impedir o plantio de árvores, colocação de postes, paradas de ônibus e aberturas para fiações e tubulações. Se os proprietários estão sujeitos a todas essas regras, mais o dever de executar e conservar as calçadas, eles dispõem algum direito exclusivo sobre elas? Não. Os valores arrecadados por IPTU são investidos nas calçadas? Também não. A gente paga um IPTU bem alto”.
Para Glória, uma das principais motivações para a criação do projeto foram as reclamações. Ela diz que reivindicações sobre isso estão sendo ouvidas com freqüência. você passa em qualquer lugar aqui do centro da cidade e você vai encontrar as calçadas todas danificadas. Ninguem se interessa em arrumar essas calçadas. Você não pode colocar uma mesa em cima de uma calçada e trabalhar, até mesmo os restaurantes, as lancherias. E todo mundo passa nessa calçada. Se estragar, por que eles tem que pagar pra arrumar a calçada?”, indaga.
Mesmo com grande parte dos projetos de autoria da oposição serem rejeitados na Câmara de Vereadores, Glória acredita que o projeto será aprovado. “Eu acredito que essa é uma lei que vai dar certo. acredito que os vereadores vão aprovar. É uma coisa muito simples e vai ajudar o cidadão de Farroupilha”.
O secretário de obras e trânsito, Arielson Arsego, disse que essa é uma boa ideia, mas que no momento a administração tem outras prioridades. “As coisas não são assim. É simples falar e fazer o projeto. Apresentar é fácil, mas a execução disso é falar sem conhecimento”.