Prefeito de Farroupilha faz apelo em nome dos hospitais do Rio Grande do Sul
Fabiano Feltrin alerta para as dificuldades logísticas que podem causar a falta de insumos e pede hospitais de campanha para atender à demanda
Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
.
O prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, divulgou no final da manhã desta segunda-feira, 6 de maio, um alerta e, ao mesmo tempo, um chamamento às autoridades estaduais e federais, relacionado à prestação de serviços de saúde em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com Feltrin, um dos problemas se refere à falta de insumos, que já está escasseando em várias instituições, resultado dos bloqueios nas estradas e do alagamento que atinge o Centro de Distribuição de Medicamentos, de Nova Santa Rita.
Outra questão levantada pelo chefe do Executivo diz respeito à lotação, principalmente, dos hospitais. Ele lembra que as estas casas de saúde já estão com a capacidade de internação esgotada, e que a demanda neste sentido tende a crescer em razão de doenças advindas do contato com as águas, entre elas a leptospirose. “Nós temos 110 hospitais atingidos, no Rio Grande do Sul, dos quais 17 sem qualquer tipo de serviço e 75 deles com serviços parciais”, afirmou.
Feltrin cobrou medidas da administração federal, afirmando que “a União tem que mandar medicamentos para o Rio Grande do Sul apara a continuidade dos serviços de saúde. E, ainda mais, temos que buscar hospitais de campanha. É o apelo que eu faço às autoridades estaduais e federais, a fim de unirmos esforços, inclusive com a iniciativa privada se for necessário”. No caso de Farroupilha, o Hospital Beneficente São Carlos é referência para 34 municípios da Serra Gaúcha e já se encontra “em uma situação delicada” quanto à capacidade de prestação de serviços e internações, de acordo com o prefeito.
ConfIra o vídeo divulgado pelo prefeito clicando no LINK.