Prefeitura de Farroupilha bloqueia estrada e muda rota dos romeiros que vêm de Caxias por queda de barreira

145ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio tem mudança no roteiro no trecho farroupilhense por conta das chuvas. Encontro religioso ocorre neste final de semana

A prefeitura de Farroupilha decidiu nesta sexta-feira, 24 de maio, mudar parte do roteiro de peregrinação dos fiéis que vêm de Caxias do Sul pela estrada Luiz Victório Galafassi, popularmente conhecida como estrada dos romeiros, para participarem da 145ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, no Santuário de Caravaggio. Um grupo de técnicos da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, formado por geólogos e engenheiros, esteve reunida nesta tarde com as forças de segurança municipais – Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Defesa Civil – e representantes do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

Na ocasião, ficou decidido pelo bloqueio da estrada na região da Busa, devido ao risco de deslizamentos de terras como os que já aconteceram no trecho em razão das fortes chuvas que atingem o estado desde o final de abril. A medida visa a segurança dos romeiros que devem se deslocar neste final de semana ao Santuário de Caravaggio, devido ao ápice da programação da 145ª edição da romaria em louvor à Santa.

No trecho bloqueado houve queda de barreiras no começo do mês, e nesta semana, em razão do retorno da chuvarada, um novo deslizamento aconteceu no local. A equipe de geólogos voltou ao local hoje para avaliar a situação, constatando que o solo apresenta risco de novos desmoronamentos. No encontro desta sexta foi definido um trajeto alternativo para os peregrinos que chegam de Caxias do Sul, um percurso que aumenta a caminhada em pelo menos nove quilômetros, aumentando a distância entre Caxias e Caravaggio de 13 para 22 quilômetros.

Pelo traçado alternativo, ao chegarem no entroncamento da chamada Ponte dos Roman, os peregrinos devem seguir pela estrada Henrique Antônio Galafassi em direção ao Parque Santa Rita, utilizar a avenida Vêneto até o acesso com a rua Luiz Faguerazzi e, depois, a rua São Vicente e a rodovia dos romeiros, já próximo ao posto de atendimento da Unimed, tendo então trânsito livre até o Santuário. (Veja mapa).

O titular da pasta de Urbanismo e Meio Ambiente, Nestor Zanonato Filho, comentou a decisão reforçando que se trata de uma medida de prevenção. “Estamos pensando na segurança e na vida das pessoas. Sabemos da importância da Romaria de Caravaggio para todo o Rio Grande do Sul, em especial para a Serra Gaúcha. Vamos ter equipes orientando os peregrinos e contamos com a compreensão de todos. O momento exigiu que isso fosse feito para que todos possam exercer a sua fé.”, disse.

Já nas primeiras da manhã deste sábado, 25 de maio, primeiro dia do ponto alto da programação da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio o local do bloqueio contará com placas, painel informativo luminoso, barreiras físicas e equipes de orientação. A rodovia dos romeiros, entre Farroupilha (trevo da Santa de Caravaggio) e o Santuário, e os Caminhos de Pedra, estrada utilizada por quem vem de Bento Gonçalves, estão liberados tanto ao trânsito de veículos quando de romeiros.