Próximos do virtual e distantes do real
As redes sociais ocupam o cenário de alguns como ferramenta de relacionamentos e trabalho. Mas, para a grande maioria, ainda é utilizada como fuga da realidade

A internet, que surgiu com o intuito de levar informação para as pessoas, hoje é capaz de avançar para além disso, gerando relacionamentos e criando um outro mundo: o mundo virtual. No entanto, o uso equilibrado da internet consiste justamente em não deixar de viver o mundo real, sabendo fazer uso do ciberespaço como uma ferramenta de auxílio aos relacionamentos interpessoais.
Porém, o que mais se vê nos internautas, principalmente os usuários de redes sociais, são relacionamentos virtuais sem conteúdos construtivos. As redes sociais viraram palco de exposição e boca de trombone por muitos frequentadores de comunidades vitruais. Já há inclusive, estudos que apontam que as pessoas decidem se gostam ou não de alguém pelos seus perfis nas redes.
O JF falou com profissionais de áreas afins para esclarecer o assunto. Confira todos os detalhes na edição impressa desta sexta-feira.