Re-Kerb das carretas
Tupandi, município do Vale do Caí que fica a 11 km de Bom Princípio, mantém viva as tradições do kerb.
Tupandi, município do Vale do Caí que fica a 11 km de Bom Princípio, mantém viva as tradições do kerb. Os tradicionais bailes acontecem em duas noites muito especiais nas dependências da Sociedade São Luiz. No sábado, dia 7, haverá missa festiva iniciando às 20 horas na Igreja Matriz. Logo após, nas dependências da sociedade, o baile de kerb será animado pelas bandas Indústria Musical e Champion. E em plena segunda-feira, dia 9, acontece o já tradicional baile de re-kerb.
A novidade do evento este ano – que está sendo conhecido como o re-kerb das carretas, é a estrutura e o nível das bandas na segunda-feira à noite. Pela primeira vez em um só baile, as três bandas de maior sucesso de Santa Catarina estarão presentes. Musical San Francisco (com duas carretas), Banda Cosmo Express (com mais uma carreta), fornecerão todo o equipamento utilizado no evento. Vai ser um show imperdível. Além disso, Os Montanari fazem a festa no interior da Sociedade São Luiz, juntamente com o Grupo Gang do Tchê.
Os bailes, tanto no sábado como na segunda, têm início às 22 horas. Muita música e alegria esperam por você.
Tradição do kerb
É muito comum no interior do Estado ouvirmos a expressão Baile de Kerb, mas muita gente não sabe o porque da festividade. Para entendermos um pouco sobre este festejo, vamos observar o que significa a palavra Kerb. Die Kerb (Die é um artigo que teria valor de A) é a designação regional dos estados alemães do Hessen e da Renânia Palatinado para a vocábulo Kirchweih, que quer dizer Inauguração da Igreja. No livro Kleines Lexicon Der Bräuche Feste Und Feiertage, traz a palavra Kirmes como sinônimo de Kirchweih.
Assim como na Alemanha, o Kerb brasileiro já recebeu variações, ou por vezes se aplicou no Brasil as variações alemãs. Muitos utilizam como base a data da colocação da pedra fundamental da igreja. Outros, a data do Santo padroeiro. Outra variação é a utilização da data de inauguração de alguma coisa ou emancipação da cidade.
Além da questão do calendário, muitos condensaram as comemorações de três dias em um, ou prolongaram durante semanas como festa oficial do municipal (estilo às Oktoberfest). Para muitos, o simples fato de ser uma festividade germânica (ou parecida) já é motivo de se utilizar o nome de Kerb. Cada localidade passou a ter particularidades em suas atividades.