Recuperação do Hospital São Carlos em pauta em Porto Alegre
Nesta segunda-feira (17), o deputado estadual Sérgio Turra (PP) acompanhou uma comitiva de lideranças de Farroupilha em audiências na Casa
Nesta segunda-feira (17), o deputado estadual Sérgio Turra (PP) acompanhou uma comitiva de lideranças de Farroupilha em audiências na Casa Civil e na Secretaria Estadual de Saúde. Agendadas pelo parlamentar, as reuniões foram realizadas com o objetivo de expor a situação do Hospital São Carlos e buscar apoio do Governo Estadual à reestruturação da instituição.
Conforme Turra, a casa de saúde, que atende Farroupilha e mais onze municípios da região, está com sérios problemas financeiros. O déficit da instituição está colocando em risco o funcionamento do hospital. A comunidade do município deu início a uma grande mobilização para a recuperação da casa de saúde, mas a situação deixa toda a região em alerta, advertiu.
Presidente da Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CICS) de Farroupilha, Daniel Bampi, disse que o Hospital São Carlos contratou uma consultoria para levantar os problemas e as necessidades da instituição. Hoje, temos tudo mapeado. Já sabemos quais são nossas carências, esclareceu.
A superintendente do Hospital São Carlos, Janete Toigo, afirmou que a instituição busca incentivos da Secretaria de Saúde. Pleiteamos o credenciamento de cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a reabilitação do serviço de alta complexidade de traumatologia e ortopedia e do serviço porta de entrada. Com esses convênios, vamos conseguir recuperar a saúde financeira da instituição, garantiu.
O secretário chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, destacou o empenho da comunidade e a iniciativa em buscar parcerias em prol da instituição.
Já o secretário da Saúde, João Gabbardo, ressaltou que o credenciamento dos leitos de UTI e a reabilitação do serviço de alta complexidade de traumatologia e ortopedia é plenamente possível. É um processo que inicia aqui e é encaminhado ao Ministério da Saúde. Vamos dar celeridade a esses pedidos explicou.
Gabbardo também esclareceu que o convênio porta de entrada não existe mais. A portaria que criou esse incentivo foi encerrada pelo Governo Estadual, mas vamos estudar outras alternativas. Além disso, nos colocamos à disposição para auxiliar o Hospital renegociar possíveis débitos com instituições financeiras, concluiu.
Também participaram da reunião no Palácio Piratini e na Secretaria de Saúde os representantes do Hospital São Carlos, Elisabeth Laybauer e Clarimundo Grundmann, o presidente da OAB Farroupilha, Rafael Colloda, o vice-presidente da OAB Farroupilha, Maurício Bianchi, o empresário Antônio Zini, o representante do deputado federal Jeônimo Goergen, Leopoldo Feio Neto, e o subchefe parlamentar, Ademir Baretta.