Safra especial, principalmente para vinhos brancos e espumantes

Em Farroupilha, só nesta safra, foram produzidos quase 55 milhões de quilos de uva entre as americanas e as viníferas

Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) apontam que a safra 2013 deve ser histórica para a produção de vinhos brancos e espumantes. A informação diz respeito a uma realidade nacional, com a elaboração de brancos aromáticos, tintos mais leves e espumantes de destaque. Na Serra Gaúcha não seria diferente. De acordo com o Ibravin, os espumantes da região gerados na última na colheita, atingiram níveis históricos de qualidade. Além do alto frescor, também estão com aromas muito finos, ótima acidez e com potencial de guarda. As variedades Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico foram beneficiadas por terem sido colhidas em períodos de pouca precipitação pluvial. Por este fator, os tintos de ciclo curto também foram afetados positivamente. Já as variedades tardias, no entanto, com a chegada da chuva no final da safra, foram menos favorecidas.

Em Farroupilha, os vinhos e espumantes feitos a partir da safra deste ano também estão especiais. De acordo com o presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Ricardo Chesini, os vinhos são de excelente qualidade, uma vez que as uvas foram produzidas e colhidas em condições muito favoráveis. Segundo ele, o principal fator para a obtenção deste resultado foi a pouca chuva no período de maturação das uvas usadas para a produção destas variedades. Alguns deles, inclusive, já estão disponíveis para compra no mercado. Dados do Ibravin mostram que Farroupilha produziu quase 55 milhões de quilos de uva nesta última safra, e fabricou vinhos e derivados da fruta, utilizando cerca de 68 milhões de quilos da fruta, cultivadas no município e também fora dele.

Conforme destaca o Secretário Municipal da Agricultura, Fernando Silvestrin, a baixa quantidade de chuva na época de colheita ajudou os produtores da fruta, e o que tudo indica é que a qualidade dos vinhos e espumantes seja excelente. A cada ano está melhorando a qualidade, afirma Silvestrin, se referindo à produção local. Segundo ele, todas as variedades de vinhos produzidas a partir desta safra estão boas, mas em a cidade de Farroupilha, por ser a maior produtora nacional de uvas da variedade moscato, de fato apresenta um destaque para os espumantes. De acordo com Silvestrin, a discussão acerca de pagamentos e do baixo custo pago ao produtor ainda gera descontentamento, mas no que diz respeito à qualidade, a safra de 2013 deixou os viticultores muito satisfeitos.

Na Vinícola Perini, por exemplo, a qualidade dos vinhos brancos e espumantes está realmente diferente. De acordo com o diretor-presidente, Benildo Perini, os vinhos produzidos a partir da última safra estão excelentes, em especial, estas variedades. Segundo ele, a chuva no período certo e a insolação favoreceram a produção da fruta na região e, consequentemente, permitiram a elaboração de bebidas de ótima qualidade. É uma safra muito especial, ressalta ele. Conforme detalha Benildo, a projeção é que sejam produzidos cerca de 10 milhões de litros, entre vinhos, espumantes e sucos, a partir dos 12 milhões de quilos de uvas adquiridos na safra 2013.