Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio recebe milhares de devotos no primeiro dia da 145ª Romaria

Nos ritos finais da celebração, o Grupo de Jovens de Caravaggio, junto ao Grupo de Jovens da Paróquia Jesus Ressuscitado, fez representação da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio.

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio acolheu neste sábado, 25 de maio, primeiro dia da 145ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, milhares de devotos que participaram, ao longo do dia, das 10 missas celebradas, com intensas expressões de fé e esperança, vividas por peregrinos que enfrentaram o percurso estendido deste ano – para quem se deslocou a pé desde Caxias do Sul. A fila de devotos que levavam a imagem de Nossa Senhora cresceu continuamente durante todo o dia, proporcionando encontro de consolo e oração. Os sacerdotes acolheram os peregrinos e ofereceram bênçãos, reforçando o espírito de devoção e comunidade que caracteriza a festa de Caravaggio.

O reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, destacou a importância da Romaria como momento de renovação espiritual e vivencia. “Chegamos ao final do mês de maio para celebrarmos a bem-aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora de Caravaggio, com um convite para sermos mais silenciosos e reflexivos, fazendo um balanço deste primeiro dia de Romaria. Amanhã (domingo, 26 de maio) será o segundo dia da festa. Hoje, tivemos uma manhã silenciosa e reflexiva sobre nossas ações e atitudes, colocando-nos com humildade e simplicidade diante de Deus, nosso Pai Criador do céu e da terra. Maria, como mãe do silêncio, nos ajuda a refletir e a escutar o que Deus pede de nós neste tempo em que vivemos. É preciso parar para escutar. Foi assim que Maria pôde ouvir a voz do arcanjo Gabriel, porque ela é a mulher do silêncio e estava atenta à vontade de Deus”, disse o padre.

Nos ritos finais da celebração das 17h, o Grupo de Jovens de Caravaggio, junto ao Grupo de Jovens da Paróquia Jesus Ressuscitado, apresentou uma encenação artística da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio para Joaneta. Foi em 26 de maio, uma segunda-feira, às 17h, no ano de 1432, em Caravaggio, na Itália.

Horários das missas

• As missas, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, neste domingo, ocorrem a partir das 6h e até as 17h. Às 14h é realizada a recitação do terço e adoração ao Santíssimo Sacramento. A celebração das 10h30min é campal, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio
  • Dia 26 de maio (domingo): Missas às 6h, 7h, 8h, 9h, 10:30h, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. Terço: 14h

Horários dos ônibus

Farroupilha
No município de Farroupilha, quem fará o transporte de ida e volta ao Santuário de Caravaggio é a empresa Bento Transporte, com custo de R$ 8,50.
O primeiro ônibus sai às 7h da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no centro, passa pela Estação Rodoviária de Farroupilha e, após, segue para o Santuário, e o último horário de retorno à cidade será às 18h30min.
O número de ônibus a serem disponibilizados para o evento será definido de acordo com a demanda.
Ao longo do dia, os veículos farão o trajeto de retorno ao centro de Farroupilha também conforme a demanda, ou seja, o ônibus sai quando estiver lotado. As passagens, ao longo da festa, poderão ser adquiridas nos guichês que ficam na esplanada do Santuário, próximo ao santuário.

Caxias do Sul:
O transporte de Caxias do Sul vai ser feito pela Ozelame Transportes. Ao todo, serão disponibilizados 130 ônibus. A compra de passagens antecipadas já pode ser feita na Rodoviária de Caxias do Sul.
Nos dias da festa, também é possível adquirir as passagens na rodoviária ou nos pontos de venda na esplanada do Santuário e próximo à ponte da Busa, em guichês específicos. Neste ano, o valor ficou definido em R$ 17,00. O primeiro ônibus sairá de Caxias às 7h.
As viagens de ida não possuem paradas, apenas embarcam passageiros na rodoviária. Já na volta, serão feitas as paradas normais da linha.
A exemplo dos últimos anos, os ônibus farão as viagens após o veículo estar cheio.

Bento Gonçalves
Os peregrinos que vierem de Bento Gonçalves, com a Bento Transportes, já podem adquirir as passagens junto à rodoviária da cidade, por R$ 17,00.
As saídas, no dia 25 e 26 de maio, terão horários definidos.
De Bento Gonçalves para o Santuário, as saídas serão às 8h, 9h30min e 13h30min. A compra das passagens e o embarque é feito na rodoviária do município e, em Caravaggio, junto ao Santuário.

Para saber

• Confissões – Durante a romaria, haverá confissão individual no Santuário Antigo e nos confessionários do Santuário Novo
  • Orações – Os pedidos de orações devem ser realizados, neste domingo, dentro do Santuário Antigo e na secretaria
  • Donativos – As doações podem ser deixadas junto ao altar do Novo Santuário
  • Lembranças – Os objetos religiosos estarão à venda aos romeiros na loja do Santuário

Transmissão e coberturas

Santuário de Caravaggio:

Todas as celebrações serão transmitidas ao vivo pela página do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio no Facebook e YouTube, Instagram, Rádio Web e a Rádio Comunitária Caravaggio FM.

Rádio Miriam Caravaggio:
A emissora fará a cobertura completa da festa. É possível acompanhar pela frequência 95.7 FM, pelo site ou pelo aplicativo Rádio Miriam Caravaggio. Todos os detalhes e serviços da festa serão divulgados, também, pelas redes sociais da emissora.

TV Canção Nova:
A TV transmitirá regionalmente neste dia 26, a missa das 17h, diretamente do Santuário para todo país e para Portugal. Outros meios de comunicação também estarão transmitindo a programação da 144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio.

TV Serra:
A TV transmitirá às 10h30min e 17h. Transmissão nos canais 26 e 526 da NET / Claro região cobertura Farroupilha e também no Facebook TV Serra Farroupilha e Canal do Youtube da TV Serra Farroupilha.

Onde comer

Vários restaurantes e lancherias ao longo do caminho e nas proximidades do Santuário estarão servindo aos romeiros e visitantes com amplo cardápio de lanches e refeições. O Santuário de Caravaggio contará com dois restaurantes à disposição dos fiéis.

Restaurante Panorâmico do Santuário

Horário de atendimento: das 11h às 14h
Buffet Livre: R$ 60,00
Cardápio: Pão, Tomate, Repolho, Cenoura, Maionese, Salada Verde, Chuchu, Batata Caramelada, Arroz, Feijão, Risoto, Massa, Galeto, Carne de porco, Churrasco

Restaurante Térreo da Capela das Confissões

Horário de atendimento: das 11h às 14h
Buffet Livre: R$ 45,00
Cardápio: Pão, Tomate, Repolho, Alface, Chuchu, Maionese, Arroz, Feijão, Massa, Carne suína, Galeto