Saturno – 1993 – 2023 – 30 anos de um dia que mudou a história de um time e de uma comunidade

30 anos de um dia que mudou a história de um time e de uma comunidade

“A vida é feita de momentos. Há momentos bons e momentos ruins.
A diferença é que os momentos bons marcam na vida das pessoas e os momentos ruins nos ensinam.
Alguns momentos são tão especiais e marcantes que deixam lembranças por toda vida.
O dia 17.07.1993 ( 17 de julho de 1993) foi um momento marcante para um grupo de pessoas – jogadores de futebol – e a comunidade de Caravaggio.
Neste dia, a Associação de Desporto Saturno, desta comunidade conquistou o título de Campeão do Campeonato Municipal de Futebol Senior. Nunca mais esqueceremos esta data. Já se passaram 30 anos e ainda estamos com as imagens daquele dia, na nossa retina e em nossos corações.
Algo inédito ocorreu neste dia. Com pouca tradição nos campeonatos de futebol, a Associação de Desporto Saturno enfrentou os times poderosos e tradicionais, e venceu com cada jogador se dedicando no seu limite máximo físico e mental.
No último e decisivo jogo, contra o Penharol do Caravaggeto, foi um jogo sofrido, bastante nervoso, muito disputado e o Penharol se preparou para ganhar o jogo e o campeonato, ganhando o jogo no tempo normal e levando a decisão para a prorrogação.

No último minuto da prorrogação, Nossa Senhora de Caravaggio, nos deu um presente, quando numa disputa de bola, numa fração de segundo, o valoroso zagueiro do Penharol, meu amigo Beto Maioli, não sei como, passou entre o atacante e a bola, como um redemuinho e sobrou aquela bola maravilhosa, rolando mansamente em direção ao gol, sendo chutada com toda a força, passando no único lugar que poderia passar para fazer o gol da vitória e da conquista do campenonato.
Nesta trajetória de trinta anos, perdemos alguns jogadores e amigos, pois o esporte faz amizades, mas todos estão presentes em nossas mentes e corações.

Quero deixar uma recordação e uma mensagem aos jovens, para que façam atividade esportiva e vejam que há trinta anos já tinha muitos jogadores de cabelo branco e alguns sem cabelo.
Em nome dos jogadores, diretoria e comissão técnica daquela data inesquecível de 17.07.1993,agradecemos a presença de todos e que Nossa Senhora de Caravaggio ilumine o caminho de cada um.”

Em 1993, o gol emblemático marcado pelo médico Edson Doncatto na prorrogação, rendeu até charge do cartunista Iotti publicada no jornal Correio de Farroupilha
Edson Doncatto e o mestre e técnico Odir Crocoli: “Gol salvador” abençoado por Nossa Senhora de Caravaggio

“Tu sabe bater pênalti ?”

“Não precisa bater pênalti”

No dia 17 de julho de 1993, o rápido diálogo entre o técnico do Saturno de Caravaggio, Odir Crocoli e Edson Doncatto, um de seus atletas reserva, antecedeu o lance que nos minutos seguintes definiria um dos jogos mais emblemáticos das decisões dos memoráveis anos 90 quando o futebol amador era a grande atração das comunidades do interior. Edson Doncatto saiu do banco aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação e em seguida marcou com precisão cirúrgica o gol que garantiria o título de Campeão Sênior ao Saturno de Caravaggio. Estava certa a previsão e promessa de Doncatto a seu técnico Odir “ Não precisa bater pênalti! Hoje, nos momentos em que se encontram, assim como este da foto, na comemoração dos 30 anos da conquista, a saudação entre ambos sempre inicia com esta frase: “ Não precisa bater pênalti”.