Selo de UTI Eficiente e novos leitos de UTI no hospital São Carlos

Hospital recebe selo UTI Eficiente pela segunda vez consecutiva
e apresenta quatro novos leitos de terapia intensiva à população

Farroupilha vem se destacando na saúde pelas conquistas do Hospital Beneficente São Carlos: segundo ano consecutivo em que a instituição recebe o selo UTI Eficiente pela Epimed Solutions (um sistema de monitorização especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas), em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).
O certificado é concedido às UTIs que utilizam o sistema e obtiveram bons resultados clínicos e alocação mais eficiente de recursos no último ano. Das mais de 1,8 mil unidades avaliadas no Brasil, o selo foi concedido a apenas 158 UTIs Gerais em 2023, ou seja, menos de 9%.
O recebimento foi no dia 20/07, quando a instituição também fez a entrega simbólica de quatro novos leitos para a UTI II, que foram colocados em funcionamento na última semana.
A avaliação de performance é feita de acordo com as Matrizes de Eficiência do sistema Epimed Monitor, que utilizam os parâmetros de taxa de mortalidade padronizada (TMP) e de taxa de utilização de recursos padronizada (TURP), ambas ajustadas à gravidade do paciente. “O certificado de UTI Eficiente é motivo de orgulho para o HBSC, pois garante que estamos prestando um serviço de qualidade à comunidade de Farroupilha e região”, reforça a médica intensivista Caroline Viezzer.

Novos leitos
Com os novos quatro leitos da UTI II, agora o hospital conta com 20 leitos de UTI, disponíveis para convênios e SUS. Os espaços são equipados com aparelhagem de última geração, garantindo um monitoramento constante dos pacientes.
“Isso só foi possível com a gestão austera e responsável dos recursos do hospital, oportunizando o investimento em tecnologia de ponta e leitos novos. Tudo o que fazemos é pensando, primeiro, na segurança do paciente. Nossa equipe multiprofissional que atua na UTI é exemplar, e muito orgulha o hospital saber que fazemos parte de um seleto grupo de menos de 9% das UTIs avaliadas no Brasil”, reforça a superintendente geral do HBSC, Janete Toigo D’Agostini.

Gerente Regional da Epimed, Thais Godoi (primeira da esq. para dir.) e o representante da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, dr. Cristiano Franke (à dir.), entregaram selo UTI Eficente aos profissionais da UTI do hospital São Carlos. FOTO: Luciane Modena