Setor de Serviços se destaca na economia

Até este mês menos empresas foram abertas em Farroupilha em comparação com o mesmo período do ano passado. O número é menos da metade do que foi em 2012 e leva em consideração também os pedidos de alvarás

Farroupilha vive um momento de crescimento em diversos segmentos, entre eles, o surgimento intenso de novos empreendimentos. No entanto, até os primeiros dias de setembro deste ano foram abertas somente 67 empresas. Além delas, mais 56 estão em processo de liberação do alvará, o que totaliza 123 empreendimentos. O número de novos negócios é menos da metade do que a do ano passado, entre os meses de janeiro e agosto, que considerando a abertura e processo para liberação de alvará foram 261. A similaridade entre ambos os anos é o setor, onde a prestação de serviços se destacou.

O secretário Municipal de Finanças, José Henrique Machado dos Santos, também destaca que o setor de prestação de serviços costuma crescer mais que os demais, sendo que somente de janeiro de 2013 até o momento, 38 empresas de prestação de serviço estão atuando no município. Em seu entendimento, isso ocorre, entre outros motivos, por se tratar de atividades mais simples de serem realizadas, por haver menos exigência de qualificação de mão de obra e também pela demanda que o setor possui, uma vez que o trânsito e a rotina das pessoas têm carecido de muito tempo, o que exige o auxílio para realização de determinadas ações. Para José Henrique, a mudança da legislação municipal que facilita a concessão dos alvarás deve incentivar novos empreendedores, além de representar maior seguridade para os trabalhadores.

Confira mais detalhes na edição impressa da última sexta-feira.