Tarde especial no Parque

Encerramento da X Semana das Pessoas com Deficiência teve piquenique para crianças, tarde de diversão, entretenimento e muitas fotos

Um dos maiores fotógrafos da história, Henri Cartier-Bresson, ensinava: fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração. Na prática, o mestre francês queria dizer que para captar um momento único, lógica, sensibilidade e amor deveriam estar na mesma sintonia. Caso contrário a mágica não aconteceria.
A porto-alegrense Tamara Wagner é uma dessas criaturas abençoadas que consegue levar o ensinamento de Bresson ao pé da letra. Aliando técnica, sensibilidade e amor, ela consegue como poucos registrar momentos únicos de pequenos seres especiais: as crianças com deficiência.
No final de agosto Tamara veio a Farroupilha captar a singularidade das crianças que aqui vivem. A atividade Uma Tarde Especial no Parque, desenvolvida dentro do Projeto Borboletas, ocorreu no encerramento da X Semana das Pessoas com Deficiência de Farroupilha.
Este trabalho é muito gratificante, a minha maior recompensa são os sorrisos, os olhares das crianças e a emoção das mães ao verem as fotos. Para conseguir os registros, além de muito amor pelas crianças e pela fotografia, é necessário ter paciência para esperar o momento certo. Cada criança tem o seu tempo e todas têm algo muito especial para doar, seja um sorriso, um olhar ou um simples gesto. É um trabalho apaixonante, conta a fotgrafa.
Tamara também destacou a forma carinhosa que ela e os demais voluntários foram recebidos em Farroupilha. Recebemos o convite para fazer o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência da Rosana Almeida (presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e vice – presidente da AMDEF). Ela, juntamente com sua família e amigos, organizou tudo para receber eu e minha trupe aí na cidade. Ficamos impressionados com a receptividade e com o carinho de todos.
Além das fotos, as crianças puderam fazer muita bagunça com A Liga Heróica e o grupo Evolurindo. A equipe do Cataventus se encarregou de contar histórias aos pequenos. As famílias ainda puderam ouvir a palestrante Cláudia Lacerda falar sobre: Ser mãe é sempre especial: desafios e aprendizagens da deficiência.
A tarde foi muito divertida. Famílias com e sem crianças com deficiência participaram, unidas, integradas, dividindo muita alegria e muito amor, finaliza a voluntária.
A presidente da AMDEF Débora Aranha Haup destaca o engajamento das entidades durante as ações. Mais uma vez a Semana das Pessoas com Deficiência em Farroupilha foi um sucesso. Todas entidades participaram ativamente de todas atividades.
Sobre o evento de encerramento no Parque, Débora resume com alegria o sentimento dos participantes. Foi um momento único de alegria e confraternização! De total inclusão, em que todos brincaram e se divertiram. O Projeto Borboletas trouxe, com apoio da Secretaria de Assistência Social que cedeu o transporte, uma equipe de voluntários maravilhosa com uma energia fantástica que alegrou as crianças, se doou sem receber nada em troca, somente a alegria das crianças, conclui.  

TEXTO:
ADROIR DA SILVA