Tecnovidro trata a água e os resíduos sólidos em sua produção

Empresa de vidros traz a responsabilidade ambiental desde o começo de sua atuação, em 1987

Farroupilha é a casa de empresas reconhecidas pela alta qualidade de seus produtos. Empresas que conquistaram espaço no mercado nacional e internacional, como a Tecnovidro, que produz e oferece soluções em vidro para os setores automotivo, moveleiro, construção civil, mobiliário corporativo, refrigeração comercial, vidros industriais, além de linha branca e decorações.

Com 33 anos de atuação, a Tecnovidro traz consigo certificações e reconhecimentos pela excelência dos seus produtos e desde o início das atividades traz também a atenção em ser uma empresa sustentável com ações que foram criadas e receberam, ao longo dos anos, as adequações necessárias, conforme Ana Paula Schulke, do departamento de Recursos Humanos.

“A Tecnovidro possui outorgas (DRH) para captação de uso de água para fins de consumo humano e processo produtivo, sendo que para este, promove o tratamento do efluente gerado e favorece o reciclo total no sistema produtivo. Ainda realizamos o gerenciamento completo dos resíduos sólidos, em atendimento a Lei Federal 12.305/2010, atendida pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, explica.

Segundo ela, as ações adotadas pela Tecnovidro permitem melhor conhecimento dos números para controle de consumo e favorecimento de dados para criação de indicadores. 

Os colaboradores também estão envolvidos. “Temos capacitações periódicas como treinamentos e palestras, além de acompanhamento de atividades de controle da ETE (Estação de Tratamento), gerenciamento de resíduos diários de setores específicos, de modo a contribuir para a realização de 100% das atividades. A Tecnovidro conta ainda com a atuação direta de uma empresa de consultoria ambiental, a Holus, que direciona todas as melhorias e orientações necessárias, guiadas por uma equipe técnica especializada”, afirma Ana Paula.

Onde existe progresso, como em uma cidade pujante como Farroupilha, também deve existir responsabilidade ambiental. “Com foco no desenvolvimento da cidade, muitas empresas possuem atividades potencialmente poluidoras, as quais geram um impacto ambiental direto/indireto. Sendo assim, entende-se que a responsabilidade ambiental é de extrema importância de forma a minimizar estes impactos e os consumos de recursos”, finaliza.