Telefonia móvel no interior: Operadoras não comparecem em audiência e MP promete tomar providências

Apenas autoridades ligadas ao município e moradores do interior farroupilhense se fizeram presentes na última sexta-feira

A Assembleia Legislativa do Estado em parceria com a Câmara de Vereadores sediou na noite de sexta-feira a Audiência Pública sobre telefonia móvel e internet no interior. Ministrado pelo deputado estadual Álvaro Boessio o evento reuniu mais de cem pessoas.

Os moradores utilizaram a tribuna para explanar sobre as condições de telefonia em suas localidades. Presentes no evento estiveram o sub-chefe da Casa Civil, Ademir Baretta representando o governo do Estado, presidente da Câmara Municipal, Vandré Fardin, o prefeito Claiton Gonçalves e o promotor de justiça Ronaldo Resende.

Aguardadas pelos organizadores, as empresas de telefonias e a ANATEL não compareceram, porém as reclamações serão repassadas para os órgãos responsáveis através da Assembleia com o apoio da Câmara e pelo Ministério Público.

Os principais apontamentos dos moradores foram ausência de sinal e a assistência técnica precária.

Em 2013, a Câmara de Vereadores criou uma Frente Parlamentar sobre o assunto e semanalmente foi ao interior de Farroupilha ouvir os moradores. Em abril de 2013, o Poder Legislativo recebeu o gerente regional da ANATEL do RS, que apresentou para este ano a possibilidade de sinal de telefonia móvel e internet em todos os perímetros do município, tanto urbano como rural.