Turismo dentro do município
Salto Ventoso está praticamente sem água. Parque de Nova Milano está abandonado. O Santuário de Caravaggio e o Balneário se encontram em melhores condições de lazer

Dieverson Colombo e Tatiane De Bastiani
Final de ano é época em que a maioria das pessoas tiram férias. E estando em folga, o costume é aproveitar ao máximo. Ir à praia, parques, viajar para visitar familiares e conhecer melhor as regiões onde residem, são alguns dos tradicionais destinos de férias. Mas as pessoas que vêm a Farroupilha e os próprios moradores locais, como será que vêem os nossos pontos turísticos? Afinal, nesta época, eles são bem mais visitados. A reportagem do jornal O Farroupilha, visitou cada um deles para averiguar suas condições.
Santuário de Caravaggio e Caminhos de Pedra
O Santuário é um local sempre muito visitado, independente de estarmos em períodos de férias ou não. O maior número de visitantes é sempre em maio, quando é comemorado a data de Nossa Senhora de Caravaggio, mas agora no verão, muitas pessoas também aproveitam para caminhar na estrada que vai até o Santuário.
Chegando lá, além dos fiéis assistirem às celebrações, podem aproveitar para descansar sob os arvoredos, que projetam muita sombra. Por enquanto, a antiga igreja, continua em reformas, mas quem quiser ver as inúmeras promessas atendidas, basta se dirigir à Capela das Confissões.
Quem visita a localidade, também pode conhecer os Caminhos de Pedra, não muito distantes dali. Em situação não muito diferente do nome, realmente cheios de pedras e soltas, fazem com que as estradas fiquem em precárias situações de tráfego.
A estrada Caminhos de Pedra, que começa em Farroupilha e termina em Bento Gonçalves, está em situação intransitável. Quem for andar de carro pela estrada, principalmente no trecho de Caravaggio ao Distrito de São Marcos, deve ter extremo cuidado. A estrada é uma antiga promessa, que era para estar concluída na Romaria deste ano. Devido à troca de paralelepípedo para asfalto, a licitação está demorando, o que está atrasando a conclusão.
Balneário Santa Rita
Localizado na Avenida Vêneto, o Balneário tem um grande espaço para visitantes. A estrada de acesso, a pouco tempo finalizada, está em boas condições. O valor da entrada é de cinco reais e o parque funciona das 8h às 19h. No local há um restaurante que atende almoço ou jantares, por reservas. Nos domingos, tem também música ao vivo no local.
Não há nenhum lugar propício para banho no local, mas uma piscina está sendo construída e a previsão é que ainda para este verão, esteja pronta. Quem quiser fazer festas maiores, há também um galpão no Balneário, com capacidade para até 300 pessoas.
Muitos visitantes também deixam lixos próximo às churrasqueiras, desrespeitando as condições de uso do local. A ponte do Balneário Santa Rita, que serve de cenário para muitas fotografias, também está em situações precárias. É preciso ter muito cuidado ao atravessá-la, pois a mesma não está com boa sustentação. Os pedalinhos, apesar de todos bastante sujos, estão disponíveis para passeios ao valor de dez reais por meia hora. Olir Ângelo Oliveira é o caseiro responsável pelo local.
Museu Casa de Pedra
Localizado no bairro Nova Vicenza, no momento o Museu encontra-se em período de férias. As visitações voltam no dia 2 de janeiro das 11h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Há pouco tempo reformado, o local apresenta uma cara nova. Além dos tradicionais objetos históricos, periodicamente há uma exposição de arte. A que encontra-se exposta até março de 2012, é sobre a imigração italiana, com 14 retratos do fotógrafo Leonid Streliaev.
Nova Milano
Berço da imigração italiana no município, o distrito de Nova Milano encontra-se bem conservado. A igreja da comunidade está em boas condições. Já o Parque da Imigração, onde foi projetado o Parque Temático Nova Itália, se encontra praticamente abandonado. Lixo e roupas jogadas, foram encontrados ao caminhar pelo local. Já era para ter iniciado a construção do parque temático, mas o responsável pela obra, o diretor da empresa Indiana Mistery, Juan Speche, ficou de vir para a cidade para explicar o motivo do atraso. Até hoje ele não apareceu.
Salto Ventoso
Localizado cerca de 12 km da cidade, a cachoeira com 55 metros de queda de água não se encontra em boas condições. A parte superior está praticamente seca, sem local para se banhar. A queda está quase sem água. E lá embaixo, a água está muito rasa. Resta chover bastante para a situação melhorar. Foi feita uma nova estrada para quem desce para passar abaixo da queda. Em relação às estradas, na última quinta (22) foi inaugurado mais 1,5 km de asfalto. Hoje a estrada conta com 2,5 km asfaltados, sendo o resto de estrada de chão. Estrada que não está em melhores condições de tráfego de veículos, devido à enorme quantidade de buracos.
Para entrar no parque deve ser pago a taxa de cinco reais por carro. A intenção dos caseiros Nelson e Neiva Werner, donos de uma lancheria, é de ter um restaurante futuramente, além da ampliação de banheiros. Estão sendo feitos quiosques, para os dias de chuva. O local é uma parte da prefeitura e uma parte privada. O Salto Ventoso está aberto das 8h30 às 19h.
Museu Casal Moschetti
Localizado no Centro, o museu possui um acervo de artigos da família Moschetti. No local também há uma boneca, que Lydia Moschetti ganhou num concurso de Ópera, numa viagem a navio. A boneca é famosa por contos que dizem ser ela, mal assombrada. Segundo as próprias funcionárias do Museu, são poucas as pessoas que entram no local sozinhas, devido a tantos contos.
Bem cuidado, é aberto para visitações das 13h às 16h, de segunda à sexta-feira. Em março, o horário será alterado. No mês de fevereiro, dia 19, o Museu Casal Moschetti fará 40 anos. Na oportunidade livros de Lydia, ainda não demonstrados, serão expostos. Também haverá outras surpresas, mas pode se tranquilizar, que não serão assustadoras.