Um jovem encontro pela fé

Grupo de farroupilhenses viajou neste final de semana ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre de 23 a 28 de julho

Cerca de 30 farroupilhenses deixaram o município no último domingo em rumo à cidade maravilhosa para participarem da programação da Jornada Mundial da Juventude, que será sediada no Brasil pela primeira vez. Inseridos em diferentes grupos, como Emaús, EJA, Pastoral da Juventude, Força Jovem em Cristo, Congregação a Irmã Iradi, ou meramente envolvidos com a religiosidade, os jovens e também adultos partem de ônibus juntamente a outros inscritos pela Diocese de Caxias do Sul após a missa que será realizada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, domingo (21), às 11h, e que encerra a programação da Semana Missionária (SM) – conhecida como pré-jornada -, promovida pela Diocese. A saída está prevista para as 13h.

De acordo com um dos organizadores da viagem do grupo de Farroupilha, Jefferson Monteiro, alguns farroupilhenses adiantaram a viagem e já estão no Rio de Janeiro. Outros, no entanto, programaram a viagem sozinhos e participarão do evento com suas famílias e amigos. De toda forma, segundo ele, a ideia comum é que com a JMJ todos possam crescer como cristãos, aumentar sua fé, aprenderem mais sobre os valores humanos e, consequentemente, melhorar enquanto cidadãos que vivem em sociedade.

Para ele, a importância de participar de um evento deste porte é a evangelização dos jovens, além de servir de apoio à luta para o extermínio e violência da juventude. Monteiro também destaca a união entre religiões cristãs motivando o ecumenismo, projeto criado pelo Papa João VI, por meio do Concílio Vaticano II e que foi aplicado pelo Beato Papa João Paulo II com a criação da JMJ.