Vandalismo e falta de cuidados: Prefeitura alerta para problemas nos banheiros públicos
Municipalidade pede conscientização para a população

A Secretaria de Gestão e Governo da Prefeitura de Farroupilha alerta para uma situação que vem ocorrendo de forma sistemática nos banheiros públicos da cidade: o vandalismo e a falta de cuidados por parte dos usuários. Tem sido comum encontrar portas, torneiras, e até mesmo vasos sanitários quebrados nestes locais. Fora isso, em certos momentos, é claro o descuido na utilização, deixando impraticável para o próximo cidadão que entrar no local.
Hoje, a cidade conta com quatro banheiros públicos, que estão no sistema de concessão: na Praça da Emancipação; Praça da Bandeira; Parque dos Pinheiros e Parque da Imigração; e um em detenção da municipalidade, na Praça da Matriz. Conforme o secretário Thiago Galvan, a responsabilidade pela limpeza dos locais é dos permissionários, e a administração tem feito as fiscalizações. Porém, é necessário um apoio da população.
“Entendemos que existem problemas e estamos atuando para que sejam resolvidos, seja com cobranças junto aos detentores das permissões, ou com equipes realizando a manutenção nestes locais, o que, inclusive, é feito diariamente na Praça da Matriz, por exemplo. Mas precisamos de apoio e conscientização da população. Já chegamos ao ponto de substituir as torneiras de metal pelas plásticas após furtos. As ações de vandalismo acabam por prejudicar a imensa maioria da população que merece um local limpo e organizado”, disse.
Diante da situação, a Prefeitura apela por uma maior conscientização em relação aos banheiros públicos, além de cuidados necessários e básicos para com os locais, tais como uso correto da descarga, cuidados com as portas, encanamentos, pias e vasos sanitários. Além disso, o telefone da Ouvidoria Municipal – (54) 98404-5537 – está à disposição para toda e qualquer denúncia da comunidade com relação a furtos e vandalismo, não apenas nos banheiros, mas em qualquer outro ponto público.