Conexão 5G vem aí e promete trazer muito mais velocidade

Imaginar uma vida totalmente offline nos dias de hoje é tarefa praticamente impossível. Pedir delivery de comida, solicitar um transporte,

Imaginar uma vida totalmente offline nos dias de hoje é tarefa praticamente impossível. Pedir delivery de comida, solicitar um transporte, assistir a filmes ou ouvir música são algumas das atividades cotidianas que ficaram muito mais fáceis depois da popularização da internet. Já pensou se puder fazer tudo isso de forma bem mais veloz? É o que promete a conexão 5G, já em funcionamento na Coreia do Sul e em algumas partes dos Estados Unidos.

 

O acesso à internet no Brasil não pára de crescer. De acordo com pesquisa deste ano da TIC Domicílios, atualmente 70% da população usa a web regularmente, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. O mesmo levantamento apontou que 97% dos brasileiros usam o celular como dispositivo de acesso à rede, sendo que, deste total, 56% afirmaram utilizar a internet apenas através do telefone móvel.

 

Apesar da maior democratização do acesso, a qualidade do sinal da telefonia móvel ainda é discutida no Brasil. É justamente neste ponto que a conexão 5G deve revolucionar a forma com que usamos a internet. Especialistas afirmam que, por exemplo, com a rede da quinta geração o celular provavelmente se tornará mais rápido que o wifi dos domicílios.

 

Mas o que é a rede 5G?

O 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de um grande salto evolutivo em relação à atual rede 4G. Com esse novo tipo de conexão será possível elevar as potencialidades da rede atual a altos padrões de velocidade de conexão.

A conexão 5G será importante não apenas para proporcionar downloads mais rápidos, mas para atender as tantas necessidades de um futuro próximo em que tudo estará conectado à internet, inclusive dispositivos como carros autônomos, eletrodomésticos, pulseiras e relógios inteligentes, lâmpadas, geladeiras, fogões, drones, entre diversos outros. Um exemplo disso é que se planeja que, a partir do 5G, as geladeiras possam ser programadas para avisar quando algum produto estiver acabando, sendo que será possível programá-la para que ela compre remotamente o ingrediente que está em falta.

 

 

Algumas vantagens da Conexão 5G

 

Mais velocidade

A velocidade é um dos pontos positivos mais ressaltados da rede 5G. De acordo com o órgão regulador britânico Ofcom, em seu potencial máximo, a nova conexão será capaz de oferecer velocidade padrão de 20 Gbps por segundo, enquanto a velocidade do 4G é de 1 Gbps por segundo.

Para se ter uma ideia, baixar uma playlist de uma hora em aplicativos como o Spotify demorava cerca de 7 minutos com o 3G, 20 segundos com o 4G e, com o 5G, esse tempo será de somente 0,6 segundos. O mesmo deve acontecer para baixar um filme em plataformas como o Netflix: estima-se que o tempo necessário de download será de 3.6 segundos.

 

Quer dizer, será possível enviar e receber dados quase que instantaneamente.

 

Economia de bateria

Para quem acessa a internet pelo celular, outro ponto positivo das redes 5G é que elas devem consumir até 90% menos energia que as redes 4G atuais. Isso vai permitir que os telefones celulares tenham uma vida útil mais longa e que os aparelhos se tornem mais finos.

Além disso, após a instalação das redes 5G, a redução do consumo de energia poderá diminuir os custos futuros de infraestrutura, além de torná-la mais ecológica.

 

Cobertura
Além de mais potência, a nova rede possibilitará que mais aparelhos estejam conectados ao mesmo tempo ajudando a eliminar completamente o gargalo eletromagnético em grandes aglomerações. Isso vai permitir, por exemplo, que mais pessoas conectadas em uma mesma rede consigam postar fotos ou vídeos nas redes sociais com facilidade. O número de aparelhos conectados por área deverá ser 50 a 100 vezes maior que o atual.

 

Acesso à internet 5G no Brasil

O início da implantação da quinta geração da internet móvel está previsto para 2020, porém, a nova rede só deverá estar em pleno funcionamento nas grandes metrópoles mundiais por volta de 2025.

O Brasil está se preparando para receber a tecnologia também no ano que vem. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou em maio de 2019 como será o modelo para licitação e as frequências que servirão para a conexão 5G no país. As faixas de 2,3 GHz e 3,5GHz serão usadas para a internet móvel de quinta geração por aqui.

 

Como funciona a rede 5G

As redes 5G funcionam por meio de ondas de rádio, assim como as gerações anteriores. A diferença é que sua cobertura é expressamente maior que os anteriores, espalhando-se entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 GHz. Uma vez que trabalha com frequências maiores, o 5G oferece mais oscilações por segundo nas ondas que são transmitidas e é isso que faz com que consiga oferecer velocidades de transmissão bem maiores que as disponíveis hoje.