Dia do Voluntariado – conheça ações do Sesc/RS para ajudar a população em vulnerabilidade a enfrentar a pandemia

O Dia do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, ganha um significado especial neste ano. A data é um momento

O Dia do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, ganha um significado especial neste ano. A data é um momento para celebrar uma atividade que ganhou ainda mais importância com a chegada da pandemia. No Sesc/RS, esse trabalho é desenvolvido pelos integrantes do Programa Sesc de Voluntariado, que seguem se mobilizando para levar máscaras, alimentos, produtos de higiene, agasalhos e conforto para quem precisa de apoio neste momento. Além de organizar e desenvolver ações durante todo o ano, o programa proporciona formação e acompanhamento técnico para voluntários e entidades sociais. 

Entre as atividades oferecidas para qualificar o trabalho de quem opta por contribuir com seu tempo por uma boa causa estão o Curso de Preparação para o Voluntariado, a Oficina de Gestão de Voluntariado, a palestra Preparando sua Organização para o Trabalho Voluntário e a Oficina de Ação Voluntária. No site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/voluntariado há um espaço que indica onde há vagas para voluntários. Veja abaixo ações que estão sendo feitas por esta rede de solidariedade durante o período de enfrentamento à Covid-19.
 
 

Produção de máscaras

Para ampliar o acesso ao equipamento de proteção, o Sesc/RS criou o projeto Amor em Forma de Máscara: Vista essa Ideia, que une a habilidade de quem costura e a disposição de quem doa tecidos e elásticos para a confecção. Participam desta ação os integrantes do Voluntariado e da Maturidade Ativa, que recebem os materiais em casa e fazem as máscaras. Depois de prontas, elas são recolhidas por colaboradores do Sesc/RS e distribuídas a instituições. Em Porto Alegre, o projeto é capitaneado pelo Sesc Comunidade, tem participação também do Mesa Brasil e do Envolva-se e já distribuiu mais de 4 mil máscaras a entidades sociais e comunidades indígenas de Porto Alegre e Região Metropolitana.
 
 

Campanha do Agasalho e confecção de mantas

Neste ano, a tradicional Campanha do Agasalho do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac se reinventou para possibilitar que a comunidade fizesse suas doações com segurança. Em várias cidades, entre as quais Farroupilha, foram montados drive-thrus em que as pessoas podem entregar roupas, cobertores e calçados sem sair do carro. Na Capital, o grupo Pedacinhos de Amor, que confecciona mantas para ajudar a aquecer pessoas em situação de vulnerabilidade, produziu mais de 70 cobertas no período de enfrentamento à Covid-19.