Viver em Comunhão

A população mundial é de 7,8 bilhões de habitantes e deve passar para 10,9 bilhões em 2100, segundo as projeções

A população mundial é de 7,8 bilhões de habitantes e deve passar para 10,9 bilhões em 2100, segundo as projeções demográficas divulgadas pela Divisão de População da ONU (revisão 2019). No mundo existem 194 países soberanos e 6.909 idiomas diferentes falados ao redor do mundo. Centenas de grupos étnicos que se diferenciam por aspectos físicos, culturais, linguísticos e religiosos, e que estão em constante mudança, compõem a população mundial.

O mundo está super populado e globalizado, o trânsito de pessoas e de informação não encontra fronteiras, viver isolado sem criar impacto na vida de alguém é muito difícil, quase impossível. Vivemos em conjunto e com isso temos a  necessidade de criar consciência do que significa viver em comunhão, pois, não existem atos  isolados. A pandemia do Coronavírus que teve início numa cidade do oriente afetou todo o planeta e praticamente o parou, o recente ato de racismo e abuso de poder ocorrido nos EUA repercutiu e mobilizou o mundo todo. Vivemos em comunhão, seja para mal, seja para bem.

 

Temos que ter  consciência  do que significa viver em comunhão. O termo comunhão, segundo o dicionário da língua portuguesa, tem como significado: 

1. Ação ou efeito de comungar, de realizar ou desenvolver alguma coisa em conjunto. 

2. Harmonia no modo de sentir, pensar, agir; identificação: comunhão de pensamentos. Em que há união ou ligação; compartilhamento.

Sendo eu Cristão, estou convicto que o melhor exemplo  prático para a vida em comunhão é o que Jesus Cristo ensinou. Se tivermos como base referencial a sua vida e a obediência aos mandamentos de Deus, tenho certeza que a maioria dos problemas que padecemos deixariam de existir. O Decálogo, ao apresentar os mandamentos do amor a Deus (os três primeiros) e ao próximo (os outros sete), traça o caminho de uma vida livre de ódio e consequências derivantes dele, traça o caminho para uma vida virtuosa. Eles servem para nos ensinar a verdadeira humanidade do homem, também, iluminam os deveres essenciais e, portanto, os direitos humanos fundamentais inerentes à natureza humana.

Mandamentos da Lei de Deus 

1.Amar a Deus sobre todas as coisas;
2. Não invocar o santo nome de Deus em vão;
3. Santificar os Domingos e Festas de Guarda;
4. Honrar pai e mãe;
5. Não matar;
6. Não cometer adultério;
7. Não roubar;
8. Não levantar falsos testemunhos;
9. Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos;
10. Não cobiçar as coisas alheias.

Se agirmos dentro dessas normas e vencermos as tentações degradantes, teremos a chance de viver num mundo melhor. Por isso buscar a presença do Espírito Santo e tornar-nos o seu templo é fundamental para vivermos em comunhão. A Felicidade e a Paz somente existiram se as compartilharmos.