Você e a Bíblia – Capítulo 74: Escolhas

Todos os dias nós fazemos escolhas. Algumas são mais fáceis, outras mais difíceis. Algumas não alteram muito a nossa vida,

Todos os dias nós fazemos escolhas. Algumas são mais fáceis, outras mais difíceis. Algumas não alteram muito a nossa vida, outras mudam totalmente a nossa história. Se vamos viajar e erramos o caminho, por exemplo, basta acertar a rota e continuar a viagem. Neste caso, apenas alguns minutos seriam necessários para corrigir o erro da nossa escolha, e no final nosso objetivo seria atingido.

Decidir mudar de casa, cidade, estado ou país, representa uma escolha mais complexa. Nestes casos, se percebermos que a escolha foi equivocada após ter se estabelecido e vivido por um período em outro local, será um pouco mais demorado e também nos obrigará a gastar mais dinheiro para corrigir o resultado da nossa escolha. Então, será um pouco mais complicado desfazer ou corrigir a nossa escolha.

A decisão de casar com uma pessoa também envolve uma escolha. No entanto, se for uma decisão equivocada, será muito mais complicado para resolver. Existem mais pessoas e famílias envolvidas, talvez haja filhos que precisarão decidir ficar com apenas uma pessoa do casal, etc.

Muitas vezes não queremos acreditar que algo que nos aconteceu foi resultado das nossas próprias escolhas e ações. Mas Deus garante que cada pessoa receberá os frutos daquilo que plantou. Como exemplo, pode-se citar Romanos 2.1-3: “Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando você os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo. Nós sabemos que Deus é justo quando condena os que fazem essas coisas. Mas você, que faz as mesmas coisas que condena nos outros, será que você pensa que escapará do julgamento de Deus?”.

E em Romanos 2.11 há um reforço: “Pois ele trata a todos com igualdade.”. Neste sentido, concordando ou não, é assim que a vida na terra funciona. Então, temos que aceitar a lei da semeadura, que pode ser visualizada em Gálatas 6.7-10: “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé.”.

Sendo assim, cada escolha e cada ação terão suas consequências. Por exemplo, se você semear trigo em seu quintal, você não vai colher milho. Vai colher trigo. Da mesma forma, se você plantar mentira, discórdia e maldade, você vai colher castigo. Mas se semear bondade, amor e honestidade, Deus vai recompensar você com uma boa colheita.

Conforme Josué 24.14-15: “Josué terminou, dizendo: — Portanto, agora temam a Deus, o SENHOR. Sejam seus servos sinceros e fiéis. […] Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. […] Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.”.