Ação, reação

No começo deste ano estava em cartaz o filme Bohemian Rhapsody, a obra biográfica do vocalista do Queen, Freddie Mercury,

No começo deste ano estava em cartaz o filme Bohemian Rhapsody, a obra biográfica do vocalista do Queen, Freddie Mercury, que em cinco de setembro completaria 73 anos. Eu estava de férias em São Paulo e recusei o convite para ir ao cinema porque minha filha mais velha, que também queria assistir ao filme, não estava comigo. Pensei: “ela vai ficar chateada de saber que fui, já que combinamos de ir juntas”. Apesar de ser fã da banda, meu papel de mãe falou mais alto.

Nesta semana estreou o filme na Sky e lógico, nós duas nos preparamos para executar o plano nascido em janeiro. Baita filme! Eu já achava o cantor um dos melhores do mundo, não só por ter marcado minha história, mas simplesmente por ter audição. Poucas vozes arrepiam como a dele.

Foi um deleite conhecer mais do homem tímido e sensível, que enfrentou desafios por causa de sua aparência, por ser gay – como se fizesse alguma diferença. Talento não tem sexo.

Tudo no filme impressiona, especialmente a atuação do ator Rami Malek, que interpretou Mercury. Em um vídeo que compara o Live Aid do filme ao show original é indescritível a dedicação de Malek ao papel. Gestos, olhares, tudo espantosamente absorvido. Impactante. Não foi à toa que o ator ganhou o Oscar.

Mergulhada na obra e pensando nela dias depois, enxergo continuamente que não há como nos distanciarmos da dedicação para obtermos bons resultados. Disciplina absoluta e trabalho. O ator, pouco conhecido, levou tão a sério o desafio que acabou consagrado. 

Você conhece algum outro jeito de obter êxito em qualquer âmbito da vida?

É preciso envolver-se com a atividade desempenhada, seja ela qual for. Dedicar-se, ter comprometimento, ainda que as respostas não sejam exatamente aquelas idealizadas. Não são hoje, amanhã pode ser que mudem. Aperfeiçoando as habilidades, se o reconhecimento não vier agora, virá depois. Ninguém ganha Oscar por um trabalho razoável. Ação, reação.

Empenho não tem nada a ver com sorte. É assim em Hollywood. É assim em Farroupilha.