As abelhas e o mel

A metáfora dessa semana pode ser usada com as crianças pois faz referência ao mundo delas… no entanto, cai como

A metáfora dessa semana pode ser usada com as crianças pois faz referência ao mundo delas… no entanto, cai como uma luva para um dos maiores problemas que enfrentamos hoje em dia: a comunicação.

Equipadas com os seus respectivos cestos, as quatro abelhas estavam prontas para sair à procura de néctar, como normalmente faziam todos os dias. Mas alguma coisa estranha havia acontecido: não se encontravam flores em parte alguma. Sem flores, não há néctar. As pobres abelhas estavam desesperadas, com razão.
– Que faremos agora? Disse uma.

– Vamos morrer de fome! Exclamou a outra. 

Foi então que a terceira abelha descobriu uma caverna cheia de flores, cortadas e ali jogadas de qualquer maneira.

– Ei, companheiras! Aqui estão as flores! Gritou cheia de alegria.

No instante seguinte, chegou o urso, proprietário da caverna, que, ao ver as abelhas, quis expulsá-las logo dali.
– Que é que vocês estão fazendo aqui?

– Não tens o direito de colher todas as flores do bosque! Nós e muitos outros animais subsistimos graças a elas, protestou uma das abelhas.

Em vez de ficar ainda mais furioso, o urso desatou a chorar como um bebê, enquanto contava sua triste história:
– Vivo sozinho e abandonado por todos! Para me consolar, quis colher todas estas flores! São tão bonitas!
As abelhas tiveram pena dele e prometeram que viriam vê-lo todos os dias, desde que ele apreciasse as flores sem cortá-las. Assim, ele teria amigos e todos os animais poderiam continuar usufruindo do que a Natureza oferecia a todos. O urso concordou de bom grado. As abelhas tiveram néctar para fabricar o seu mel. E todos os animais ficaram contentes porque o bosque voltou a ficar florido.

Nada melhor do que o diálogo sincero para eliminar as dificuldades.