Você e a Bíblia: Capítulo 22: O Batismo

No novo testamento bíblico, quando alguém passava a crer em Jesus Cristo era imediatamente batizado. No entanto, isoladamente, o batismo

No novo testamento bíblico, quando alguém passava a crer em Jesus Cristo era imediatamente batizado. No entanto, isoladamente, o batismo não significa que a pessoa batizada está convertida. Primeiro é preciso crer em Jesus Cristo e se arrepender sinceramente dos seus pecados, de todo o coração, conforme Atos 2:38: Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo..

A conversão acontece quando uma pessoa ouve e entende o evangelho, e passa a crer nele de todo o coração. Toda conversão verdadeira fará com que a pessoa se aproxime de Deus com um sentimento de arrependimento pelos seus pecados, com o desejo de se submeter à autoridade de Jesus Cristo. O Batismo é um mandamento.

Quando estamos convertidos, caminhamos mais próximos de Jesus Cristo. Através do Batismo, mostramos a todas as pessoas nossa decisão por Jesus Cristo. É uma manifestação pública da nossa vontade. Por este motivo, o Batismo descrito na Bíblia só faz sentido quando já sabemos o que estamos fazendo. Conforme Marcos 16:16: Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.. Neste sentido, fica totalmente claro que primeiro é preciso crer, ou seja, temos que ter uma determinada idade para poder compreender quem foi Jesus Cristo e acreditar Nele, para somente depois disso sermos batizados.

Como descrito em Mateus 3:16-17: Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!. Segundo a Bíblia, foi dessa forma, através do Batismo, que Jesus recebeu o Espírito Santo de Deus para começar a fase mais importante do seu trabalho na terra. E conforme Efésios 4:5-6: Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. E há somente um Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos..

Neste sentido, o batismo pode ocorrer a qualquer momento, desde que já possamos entender e crer em Jesus Cristo. Quando um alto funcionário da Etiópia estava lendo o livro do profeta Isaías, no trecho em que descrevia a morte de Jesus, quando ele viria para a terra, perguntou a Filipe, conforme Atos 8:34-38: O funcionário perguntou a Filipe: Por favor, me explique uma coisa! De quem é que o profeta está falando isso? É dele mesmo ou de outro? Então, começando com aquela parte das Escrituras, Filipe anunciou ao funcionário a boa notícia a respeito de Jesus. Enquanto estavam viajando, chegaram a um lugar onde havia água. Então o funcionário disse: Veja! Aqui tem água. Será que eu não posso ser batizado? Filipe respondeu: Se o senhor crê de todo o coração, é claro que pode. E o funcionário disse: Sim, eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele mandou parar a carruagem, os dois entraram na água, e Filipe o batizou ali..