Você e a Bíblia – Capítulo 52: As preocupações

A maioria das pessoas possuem preocupações. E são as mais variadas. Há pessoas que se preocupam em ter o que

A maioria das pessoas possuem preocupações. E são as mais variadas. Há pessoas que se preocupam em ter o que comer, enquanto outras se preocupam em trocar seu smartphone, sem necessidade, apenas porque outro foi lançado ou é melhor daquele que possuem. Há pessoas que se preocupam na solução de um problema de saúde que pode causar a sua morte, enquanto outras se preocupam em trocar de carro, sem necessidade, apenas porque outro foi lançado ou é melhor daquele que possuem.

Em relação às preocupações, conforme Mateus 6:25-27, Jesus Cristo disse: “Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.”.

Segundo Mateus 6:28-30, Jesus continuou: “E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!”.

E para encerrar o assunto, conforme Mateus 6:31-34, Jesus finalizou: “Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: ‘Onde é que vamos arranjar comida?’ ou ‘Onde é que vamos arranjar bebida?’ ou ‘Onde é que vamos arranjar roupas?’ Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.”.

Além disso, está escrito em Filipenses 4:6: “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.”. E também em Salmos 55:22: “Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece.”. E ainda, conforme 1Pedro 5:7: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.”.

Neste sentido, conforme as orientações inspiradas por Deus, o próprio criador dos seres humanos, quando percebemos que estamos preocupados com algo, basta lembrar que Deus existe e colocar o motivo da preocupação em suas mãos, orando com o coração agradecido e pedindo que ele mostre o caminho mais curto para que façamos a sua vontade para as nossas vidas.