As palhas que ficam no campo
O homem veio conversar comigo para ver sua colocação na lista de habilitados para adoção. Consultei as anotações e disse
O homem veio conversar comigo para ver sua colocação na lista de habilitados para adoção. Consultei as anotações e disse que ele e sua esposa eram os quintos da lista.
Algumas semanas depois, ao final do dia, liguei. Expliquei que, por diversas razões, a criança crescendo na Casa Lar sobrou para eles. Algumas sobras são cheias de murmúrios. É a palha que fica no campo para engrandecer as ervas.
Ao final da ligação, o homem disse:
– Muito obrigado!
Passaram a noite em claro. Foram à Casa Lar. A criança dormia. Deram colo. Ela não acordou. Há que se ter gratidão pelos filhos que chegam, pela vida que nasce, pelo tempo que passa, pelas sobras, pelas estrelas, pela noite, pela criança que, no colo, não acorda.
As sobras são restolhos de palhas que ficam no campo após a colheita. Deixam a terra fofa para a próxima estação. As palhas vão se decompondo e viram trigo de novo. É uma riqueza sem fim e sem começo. Há que se ter gratidão mesmo diante do incompreendido.
– Muito obrigado!
Enquanto escrevo a crônica, uma pequena aranha vinda sabe-se lá de onde desce com sua teia. É minúscula, quase invisível, pendurada no ar a um palmo do meu nariz. Sopro e ela voa. Não a vejo mais. Desapareceu com sua teia.
Os gorjeios dos pássaros anunciam mais um dia nascendo. Muitos ainda dormem. São 04 h 45 min. É segunda-feira. O dia está a abrir as pálpebras.
Bebo água enriquecida com folhas de sálvia. É uma erva aromática e medicinal. Tem flores violáceas. Estimula a memória. Melhora a digestão. Faz parte da família das mentas. São duas folhas. Vieram da minha horta que cultivo de pé no chão. A criança fará parte de uma família. Há que se ter gratidão.
Quando eu parar de escrever, outros continuarão.
Cada filho é único e insubstituível. Carrega em si fraldas, palhas, restolhos, sálvia, água, teias de aranha, gorjeios, pés no chão, folhas, flores violáceas, ervas, memória, digestão, sono e tudo o mais que compõe uma crônica, inclusive a família das mentas e a sua.