Você e a Bíblia – Capítulo 59: O maior tesouro

É difícil encontrarmos confiança emocional genuína e segurança da alma. Somos pecadores, cercados por outros pecadores, em um mundo caído

É difícil encontrarmos confiança emocional genuína e segurança da alma. Somos pecadores, cercados por outros pecadores, em um mundo caído e frágil. Como alguém pode realmente experimentar a profunda paz e alegria da autêntica confiança no mundo em que vivemos?

No Salmo 16.1 Davi inicia uma canção: “Guarda-me, ó Deus, pois em ti eu tenho segurança!”. Neste versículo, Davi revela o caminho mais curto para ir do medo à confiança, da instabilidade à segurança, da ansiedade à alegria autêntica e duradoura. E ele ressalta essa confiança no Salmo 16.8: “Estou certo de que o Senhor está sempre comigo; ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar.”. 

No Salmo 16.2, Davi declara: Eu disse a Deus, o Senhor: “Tu és o meu Senhor; tudo o que tenho de bom vem de ti.”. Então, Deus é o bem supremo. Ele é a fonte do rio de todo prazer. Todos os outros bens são verdadeiramente bons somente quando estão nele. Neste sentido, todas as outras coisas boas serão vazias no final.

No Salmo 16.3 Davi revela: “Como são admiráveis as pessoas que se dedicam a Deus! O meu maior prazer é estar na companhia delas.”. Então, conforme o texto, estar com pessoas que se dedicam a Deus foi o maior prazer do rei Davi. Não conseguimos imaginar a quantas coisas deste mundo o rei Davi teve acesso. Mas o seu maior prazer era estar com pessoas que se dedicavam a Deus. Certamente, pessoas que se dedicam a Deus entendem algo que, infelizmente, a maioria da população mundial ainda não entende.

Neste sentido, o amor de Davi por Deus transborda em amor por aqueles que amam a Deus. Seu amor por aqueles que amam a Deus não compete com seu amor por Deus; pelo contrário, complementa. Tal deleite nos outros é uma extensão e expressão de seu supremo prazer em Deus.

Finalmente, Davi encerra sua canção. Tendo começado com o pedido de Deus para preservá-lo, ele termina com confiança e esperança. Ele passou da ansiedade ao temor, do pedido ao louvor, do lamento de seus problemas ao deleite na glória de Deus, conforme Salmo 16.9-11: “Por isso o meu coração está feliz e alegre, e eu, um ser mortal, me sinto bem seguro, porque tu, ó Deus, me proteges do poder da morte. Eu tenho te servido fielmente, e por isso não deixarás que eu desça ao mundo dos mortos. Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre”.

A nossa confiança pode ser ainda mais sólida hoje do que a de Davi. Jesus assumiu a nossa dívida e pagou a nossa conta, permitindo que daquele momento em diante nós pudéssemos receber o perdão dos nossos pecados. Deus o criou para cumprir esta missão aqui no nosso mundo, que estamos agora. Com a sua ressureição definitiva, Jesus venceu a morte e, por isso, nos libertou do nosso maior medo. E agora, conforme a Bíblia Sagrada, aqueles que creem nele e se arrependerem honestamente dos seus pecados, terão como destino final o caminho da vida. Vida eterna, sendo único momento onde o sofrimento cessará e haverá a plenitude de alegria.