Você e a Bíblia – Capítulo 76: Rompimento
Várias referências atribuem a Rui Barbosa a seguinte frase: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a
Várias referências atribuem a Rui Barbosa a seguinte frase: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. Você já se sentiu assim?
Isso ocorre porque, infelizmente, há muitas práticas erradas que são consideradas normais. A Bíblia Sagrada é o nosso manual. Segundo ela, o pecado significa desobedecer a Deus, não seguindo seu padrão perfeito. É por causa do pecado que as pessoas ficam separadas de Deus e condenadas a morrer. O pecado é a razão pela qual existe maldade no mundo. E é essa maldade que representa todas as coisas erradas que acabam sendo consideradas normais por muitas pessoas.
A dificuldade principal que surge é: como podemos nos manter firme nas nossas convicções, tentando fazer o que é correto, quando isso desagrada as pessoas com quem convivemos? Como exemplo, muitas pessoas que se consideram pessoas boas, pensam que não devem participar da política. Mas na verdade, é justamente por serem pessoas boas que deveriam participar!
Se você se considera uma pessoa boa, e não participa da política, permite que as pessoas que não são tão boas quanto você, participem, se filiem a partidos, concorram a cargos, se elejam, e governem você. E depois que essas pessoas são eleitas, se você quiser mudar algo precisará esperar passar o tempo determinado por lei para aquele cargo. Se as pessoas eleitas fizerem coisas erradas, será mais difícil mudar algo após uma eleição.
Se você é uma pessoa correta e quiser participar da política, quando comentar isso com as pessoas que lhe rodeiam pode ser que elas não concordem. Pode ser também, que você seja convidado a fazer coisas erradas por entrar na política. A política foi citada aqui apenas como exemplo. Mas independentemente da área em que você estiver inserido ou desejar se inserir, quando você entrega a sua vida para Deus e quer viver de acordo com os seus princípios, precisará abandonar os comportamentos errados que tinha antes.
Em Colossenses 3.5-8 está escrito: “Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. […] Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles. Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente.”.
Colossenses 3.9-10 continua: “Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.”. Neste sentido, é preciso que haja um rompimento, deixando a vida velha para trás e começando uma vida nova.