Dia do trabalhador: Comemorar o quê?

 Dia 1º Maio, Dia do Trabalho ou do trabalhador, celebrado internacionalmente.  Ano de 1886, data importante em razão de uma

 Dia 1º Maio, Dia do Trabalho ou do trabalhador, celebrado internacionalmente.  Ano de 1886, data importante em razão de uma manifestação de milhares de trabalhadores na cidade industrial de Chicago, manifestação que transformou-se em greve geral nos Estados Unidos, reivindicando melhores condições de trabalho. A situação agravou-se com um conflito envolvendo policiais e trabalhadores, fim trágico com a morte sete manifestantes. 

Época da Revolução Industrial, pleno desenvolvimento, grandes transformações econômico-sociais, a substituição do trabalho artesanal, trocado pela produção industrial em série, com uso de modernas máquinas. Começo de uma nova era, que oportunizou ao trabalhador em geral transformar-se em operário assalariado, executando tarefas no chamado chão de fábrica. Esse movimento de inovação industrial ofereceu emprego, mas de que forma: trabalhadores explorados em suas funções, tarefas árduas de muito sacrifício, submetidos a enorme esforço para conseguirem o pão nosso de cada dia.
Na época, leis trabalhistas inexistiam. Homens e mulheres, eram explorados em jornadas de até 16 horas por dia, com enorme desgaste físico, em lugares de alta periculosidade, outros insalubres, ocasionando graves acidentes. A ganância pelo lucro, a produção incessante, nada importava aos patrões, método atroz de trabalho, de maneira desumana, levando trabalhadores, as condições desumanas. Capitalismo desamado, cruel.

O filme Tempos Modernos (1936) do genial Charlie Chaplin, na figura de Carlitos, trabalhador de uma potência industrial, procura sobreviver no moderno mundo industrializado, filme cujo roteiro tem fundamentalmente o aspecto irônico, o juízo crítico de costumes, sátira ao comportamento, naquele chamados tempos modernos.

Ao início da exibição, nos créditos do filme, uma frase para meditação serviam as tempos modernos da época e serve no atual tempo moderno: A história do trabalho e o indivíduo, a humanidade em busca da felicidade. No filme o patrão, em sua ampla sala, despreocupado tenta finalizar o cognitivo e infantil jogo de quebra cabeça. Acaba a brincadeira. Toma um comprido.  Passar a ler o jornal, desiste. Olha o relógio, produção baixa, necessidade de aumenta-la. O personagem Carlitos executa adoidado e desesperado sua função. Numas das cenas geniais, uma esteira desfila rapidamente. Aferrado, o protagonista usa uma ferramenta para apertar parafusos. Não consegue. Tudo depressa demais. Envolto sistematicamente no ligeiro e apressado trabalho, distraidamente é engolido pela máquina e jogado para seu interior. Lá dentro, em meio as engrenagens, mecanicamente continua apertando parafusos.

Dia do Trabalho, só pode ser chacota, nada de comemoração. A Taxa 12.7%, significa 13,1 milhões de desempregados no país.  
Nessa infeliz estatística há também os subutilizados, 28,3 milhões (pessoas que trabalham poucas horas mas desejam trabalhar mais)
Outro tipo de coitados seres humanos, os desalentados Também para esses não há motivo algum festejar Dia do Trabalhador. São todos aqueles que não tem dinheiro para passagem em busca de trabalho. Desanimam, não há alento, desesperados não tem coragem de agir.

Um dia, um 1º de Maio, desempregados, subutilizados, desalentados, retornam trabalho, motivo de júbilo, plena euforia e verdadeiramente comemorar do Dia do Trabalhador.
Quando ??? Não há perspectivas.