Encontre a harmonia para o lar

A briga no lar sempre se manifesta por causa do ego, alguém quer comandar, dizendo “eu estou certo” e cutucando

A briga no lar sempre se manifesta por causa do ego, alguém quer comandar, dizendo “eu estou certo” e cutucando o ego do outro que também quer afirmar que está certo. Mas as escrituras nos ensinam que já está pré-definido quem do lar lidera e quem deve entrar em submissão, o que isto em muitas vezes fica distorcido causando a confusão. Um exemplo é a passagem de 1 Pedro 3 que inicia dizendo, “mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido”.  A palavra submissão, distorcida por muitos, não tem nada a ver com obedecer a ordens ou algo assim, ela apenas quer dizer que as mulheres devem estar debaixo do mesmo objetivo que o marido tem para o norte que a família deve tomar. Mas no mesmo capítulo de 1 Pedro, mais para a frente no versículo 7, fala sobre o marido, e diz que o mesmo deve viver a vida comum do lar com discernimento, e ainda complementa que deve ter consideração para com a vossa mulher e ainda ordena que deve a tratar com dignidade para que os mesmos recebam a graça de vida e que não sejam interrompidas as vossas orações. Resumindo diz que o homem deve ser fiel, amar e respeitar com integridade a vossa mulher, e buscando diariamente o propósito de DEUS para a vida conjunta do lar e não passar o dia buscando seus próprios interesses e desejos da carne.

Este que uma vez está no caminho certo deve liderar, e trazer segurança para a família, não deve se omitir quanto ao que vê e por medo, ou outro fator, deixa de falar e peca por não assumir o seu papel de líder “empurrando com a barriga” muitas coisas aflorando assim na mulher a sua deficiência, e esta acaba pecando por se intrometer, ou seja, fazendo uma parte que não é dela e que em vez de auxiliar a resolver o problema, acaba criando outro.

Lembrando que só tem intromissão se houver omissão. Este que de fato deixo a leitura do livro de 1 Reis capítulo 21 para quem se fizer necessário ler, e isto, poder dar o direcionamento. Com sabedoria e discernimento devemos buscar o caminho correto para que não haja contendas no lar, e a cada dia podermos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de DEUS para edificar a vida de nossa família.