SEJA…
Seja ágil, esperto, calmo, perfeccionista ou desleixado. Seja acelerado, estressado ou “lerdo”. Apenas seja o que a situação pede. Acima
Seja ágil, esperto, calmo, perfeccionista ou desleixado. Seja acelerado, estressado ou “lerdo”. Apenas seja o que a situação pede. Acima de tudo seja FLEXÍVEL. Se adapte aos ambientes e seja um pouco de cada na medida certa e no tempo certo.
O que eu quero dizer com isso? Podemos dividir as situações cotidianas da nossa vida em 2:
As que precisam ser realizadas agora e as que podem ser realizadas depois. Digamos que a maioria delas se encontram na primeira, nas que tem que ser realizadas agora.
E não importa qual seja a atividade você precisa levantar da cadeira/sofá/cama e fazer. Não pode deixar para depois. Sendo assim lhe pergunto: por qual motivo você anda deixando para depois as coisas que devem ser feitas agora? Será que não está faltando encarar a realidade e simplesmente fazer? Parar de achar justificativas por não ter feito? Pode ser o trabalho, um relatório, um livro que você precisa ler, a roupa que precisa dobrar, a caminhada que tem que fazer, a academia, molhar as plantas… não importa o quanto a situação possa parecer pequena… o que importa é que toda vez que você deixa para depois está provando para si mesmo que não é capaz sequer de realizar uma tarefa de 2 minutos. É triste, mas é a realidade. Espero que você não esteja nesta categoria e se estiver que comece a mudar urgentemente.
Então temos a categoria das coisas que sim, podem ser realizadas depois, e desta eu nem preciso falar nada pois somos naturalmente desenvolvidos para fazer jogar para frente. Vou deixar você pensativo sobre o que acha que se encaixa nas tarefas que podem ser feitas depois.
Reflita sobre o que está deixando sempre para depois. Sua saúde? Seus afazeres do cotidiano? Sua mente? Seu trabalho? Seu corpo? Comece pensando no que você precisa fazer no dia e no final dele. Olhe para trás e veja o que você fez. Se cumpriu tudo ou quase tudo: perfeito. Daí vamos para o segundo passo: em qual ordem você cumpriu? Sim, a ordem é importante. Se você tinha a mesa do café da manhã para tirar e não tirou… quando chegar a hora do almoço como vai ficar? Não dá para tirar a mesa do café às 18:00 se você vai almoçar ao meio dia. Se o relatório 2 depende dos dados do relatório 1, não adianta deixar o 1 para depois do 2 pois não vai fazer sentido. É isso que quero que você pense sobre.
Quando você consegue manter sob controle as coisas simples ao seu redor, as chances das coisas complexas e internas estarem em sintonia é muito maior, posso garantir. Por isso, finalizo o texto de hoje como iniciei: Seja ágil, esperto, calmo, perfeccionista ou desleixado. Seja acelerado, estressado ou “lerdo”. Apenas seja o que a situação pede. Acima de tudo seja FLEXÍVEL. Se adapte aos ambientes e seja um pouco de cada na medida certa e no tempo certo. Não precisa ser sempre assim ou assado. Se adapte. Mude conforme a música. E apenas SEJA!