S.O.S.

Estudo feito pela University College London (UCL), no Reino Unido, revelou que os idosos estão lidando melhor do que os

Estudo feito pela University College London (UCL), no Reino Unido, revelou que os idosos estão lidando melhor do que os jovens com o isolamento social. Outro relatório, da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e Trabalho, mostrou que a geração jovem se sente mais afetada pelas restrições do que as outras faixas etárias. O historiador Leandro Karnal ressaltou em entrevista ao Estadão: “Classes média e alta enfrentam tédio, classes baixas enfrentam fome”.

Para especialistas, evitar aglomerações e reduzir a circulação de pessoas nas ruas é essencial para conter o vírus. Porém, não dá para fazer vistas grossas ao alerta dos psicólogos para o fato de o isolamento ser um importante fator de risco para aumentar a ansiedade e a depressão. Plagiando o velho ditado: “Se sair à rua o bicho pega, se ficar em casa o bicho come”.

Há uma história rolando pelas redes sociais que explica de forma bem-humorada o porquê a rotina de quarentena é mais fácil para pessoas com mais de 60 anos.

O Boeing 777 voa calmo e estável. De repente, é interrompido pela presença de um jato F/A-18 supersônico. O piloto do jato cumprimenta o do Boeing pelo rádio: “Entediante o voo?”. O piloto do Boeing rebate: “O que?”. O piloto do jato acelera, quebra a barreira do som, sobe vertiginosamente e, logo em seguida, dá um mergulho vertical. Reduz a velocidade, e aparece novamente ao lado do Boeing: “O que achou?”. O piloto do Boeing, responde: “Impressionante, mas agora olhe para mim”. O piloto do jato não tira os olhos do Boeing, mas nada acontece. O avião comercial continua a voar calmo e estável. Após alguns minutos, o piloto do Boeing pergunta: “E aí, o que achou?”. O piloto do jato fica confuso: “Mas o que você fez?”. O piloto do Boeing abre um sorriso e responde: “Levantei da poltrona, estiquei as pernas, fui ao toalete, tomei um café, comi um croissant e marquei um happy hour com a tripulação num hotel 5 estrelas pago pela empresa”.

Moral da história: Quando se é jovem, a adrenalina é melhor quando sentida ao extremo. Mas à medida que se envelhece, conforto, paz e sabedoria devem ser priorizados. Isso se chama “S.O.S.”, que em inglês é: slower, older, smarter. Traduzindo: mais lento, mais velho, mais inteligente.