CTG Ronda Charrua representará o país no Chile

Nesta semana músicos e dançarinos da Invernada Adulta do CTG Ronda Charrua representam o Brasil no VI Encuentro Internacional De Folklore, no Chile

Na quinta-feira, dia 10, a Invernada Adulta do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Ronda Charrua deixou Farroupilha em rumo à Concécpcion, no Chile, para se apresentar de 13 a 20 de janeiro, no VI Encuentro Internacional De Folklore. A equipe partiu com o sentimento de responsabilidade, já que o CTG farroupilhense será o único grupo do Brasil a participar do evento.

Lá, 28 dos 32 dançarinos acom-panhados por sete músicos que compõem a invernada adulta do CTG farão apresentações de danças tradicionais de invernada, como Biriva e Chula, de músicas e declamações, com duração de cerca de 20 a 30 minutos cada.

A oportunidade de mostrar mais sobre a cultura gaúcha no evento surgiu por meio do dançarino Gerson Souza, que integra a União Gaúcha de Pelotas. Por meio do contato direto com a organização do festival, Souza colocou o CTG Ronda Charrua entre as atrações do Encontro Internacional.

Esta é a segunda vez que o grupo participa de Festivais de Folclore internacionais. Em 2012, o CTG participou do 45° Festival Nacional del Malambo, em Laborde, na Argentina. Em nível de competição, o CTG Ronda Charrua participa todos os anos do Encontro de Arte e Tradição (ENART), e atualmente está classificado entre os seis melhores grupos do esta do. Além disso, o grupo também costuma participar de rodeios e de outros festivais folclóricos.

Segundo a dançarina do CTG e organizadora da viagem, Marilia Valmorbida de Cezaro, a expectativa de representar o país é boa. Seremos o único grupo a representar o Brasil. Esperamos surpreender o público chileno com a nossa cultura, pois sempre levamos em nossas apresentações o orgulho da pátria e de ser gaúcho, destaca. Os custos da viagem são bancados, em parte, pelos participantes e o restante é patrocinado pela Multicolor, Frigorífico Razzera, Di Roma, Mercado De Cesaro, Lojas Hermelu e Top Segur.