Festival para reunir todas as artes

Festival de Arte Livre de Farroupilha integra calendário oficial do município e busca ampliar participações

Projeto de lei número 035/2013, que institui o Falf ao Calendário Oficial do Município, foi aprovado em sessão na Câmara de Vereadores na última segunda-feira, dia 15. A ideia é uma sugestão dos vereadores Vandré Fardin e Rudmar Élbio da Silva (PSB) por demanda apresentada pelos jovens que idealizaram o evento: Alexandre Grazziotin, Giovani Comin, Marcelo Fabro, Marcos Vinicius Biazzus e Mateus Brites. O projeto pretende facilitar a divulgação dos artistas locais com o apoio municipal para demonstrar suas produções artísticas, e promover o desenvolvimento e a produção artística em Farroupilha.

O projeto receberá apoio da prefeitura em diversos aspectos, tornando-o ainda mais abrangente. Dentre as formas de apoio, Fardin cita a cedência de locais, auxílio na divulgação, na estrutura e ainda, a destinação de recursos. Através do Falf teremos mais subsídio para discutir e planejar a cultura para não a desenvolvermos de forma aleatória e sim de maneira ordenada e acompanhada, explica o vereador, destacando que o Festival é apenas um dos eventos que estão inseridos em um grande planejamento cultural esboçado pela prefeitura.

No entanto, a administração e organização do evento, continuarão por conta dos artistas promotores. As edições serão anuais e deverão ocorrer sempre no mês de novembro. O Festival é independente, é de arte livre e por isso precisa manter este caráter através dos organizadores, explica Jefferson Paim, diretor do Departamento de Cultura, ressaltando que os maiores ganhos com a oficialização do evento são em apoio público estrutural, financeiro e em divulgação. Fardin ainda destaca outra ideia, de levar o Festival até as escolas para aproximar a educação da arte. Pretendemos através de Festivais como este, criar uma identidade do município com a arte, por isso o incentivo, justifica.

Confira a matéria completa na edição impressa da última sexta-feira.