Mais de 130 litros de chopp
O primeiro chopp de integração de culturas alemã e italiana trouxe cerca de 300 pessoas à Praça do bairro Nova Vicenza

Tatiane De Bastiani
O primeiro Chopp de Integração de Culturas Alemã e Italiana do bairro Nova Vicenza, realizada no último sábado, dia 10, teve estimativa de 300 pessoas participantes e cerca de 130 litros de chopp vendidos. Realizado das 15h às 18h, o evento contou com a apresentação do grupo de danças Blauthschneiss Volkstanzgruppe, apresentação de um grupo de cantores adolescentes da Associação de Moradores do bairro América e também de gaiteiros convidados.
O Presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Vicenza (AMBANOVI), Luiz C. Sonaglio, e o Diretor de Cultura Joel Zanco, comentam que a principal meta foi atingida: a participação dos moradores. É preciso que mais eventos sejam realizados na Praça, eventos que tragam as famílias e pessoas que estejam dispostas a interagir entre si, criando amizades. É um novo ponto de encontro para Farroupilha e é a cidade quem sai ganhando, em especial o morador de nosso bairro, salienta Joel Zanco, que garante que mais eventos do tipo serão realizados.
Pela realização do evento, os problemas de falta de manutenção e estrutura da Praça ficaram ainda mais nítidos. Segundo Joel Zanco e Luiz C. Sonaglio, o local precisaria de reforma das escadarias, iluminação permanente, criação de um pequeno espaço fechado e até mesmo a construção de um banheiro, que fariam com que eventos deste nível pudessem ser realizados mais vezes. A AMBANOVI, através de sua diretoria, já encaminhou ao poder público municipal um ofício solicitando as melhorias, porém ainda não obteve resposta.
As famílias e as pessoas já não saem de casa como antigamente, às vezes por medo, outras por compromissos e com isso, acabam deixando de lado o lazer. Essa é a proposta da AMBANOVI, resgatar estes momentos, salienta o Presidente.