Música nas escolas, já!

Mesmo com diversos estudos e com o fácil acesso que a música vem ganhando a cada dia, muitas pessoas ainda

Mesmo com diversos estudos e com o fácil acesso que a música vem ganhando a cada dia, muitas pessoas ainda se perguntam qual é o papel dela no desenvolvimento humano. E falando em desenvolvimento não podemos deixar de fora o período escolar. Qual é a importância que a música tem para fazer parte do currículo das escolas?

Estudos mostram que crianças que têm aulas de música nas escolas ou algum aprendizado envolvendo instrumentos musicais (fora dela) se desenvolvem e têm resultados melhores do que crianças que não têm essa oportunidade.

Em agosto de 2008 com a aprovação da Lei nº11.769, ficou determinado que se tenha música nas escolas, sendo acessível a um número cada vez maior de crianças. As instituições têm até o final de 2012 para que essa lei seja cumprida.

A música é capaz de ajudar e até solucionar problemas como: hiperatividade, déficit de atenção, distúrbios da linguagem/fala, concentração, bullying, etc.

A socialização também é outro fator que pode ser melhor desenvolvido com atividades musicais. A música é feita em conjunto. Sendo assim, respeito é uma das premissas para o bom funcionamento do exercício. Ou seja, é preciso saber esperar a sua vez na canção, escutar o que o outro está tocando e saber dividir o mesmo espaço com mais pessoas. Ações simples, mas que hoje em dia parecem não existir.

É importante destacar que para o bom funcionamento de projetos musicais nas escolas, e claro, um ótimo desenvolvimento do aluno, o professor de música que ministra tal aula não basta apenas saber tocar um instrumento musical, mas sim estar em curso ou já possuir a formação de licenciatura em Música.