“Nunca vi tanta gente emocionada”

Tiago Ilha, presidente da Edição de Ouro do Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição (FEGGART), faz a sua análise sobre o evento que aconteceu nos dias 24 a 26 de julho

Um clima de saudosismo e muita felicidade, eis a melhor descrição para a Edição de Ouro do Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição (FEGGART), que enalteceu a cultura gaúcha depois de 19 anos desde o último grande evento tradicionalista no município, o Fegart.

O novo formato, incluindo a gastronomia, teve uma ótima aceitação por parte do público, segundo aponta o presidente do Festival, Tiago Ilha. Outros fatores também foram importantes para o sucesso do evento, como a estrutura artística para grupos e competidores individuais e recepção dos CTGs, que se alojaram em diferentes comunidades farroupilhenses. A receptividade que eles receberam aqui certamente vai ser um grande incentivo para que voltem, em outros momentos, como turistas, analisa Tiago.

O presidente destaca ainda que o nome de Farroupilha foi amplamente divulgado com a realização do FEGGART. Pelas mídias digitais, tais como a transmissão online e ao vivo das competições, em três dias foram registrados acessos de 48 países diferentes, de todos os continentes. Somando ao que foi exibido pela TV COM, mais de 1 milhão de espectadores acompanharam o evento.

Nunca vi tanta gente emocionada. Eram pessoas chorando, saudosas por estarem vendo toda uma história de tradicionalismo sendo resgatada. Também olhava para a gurizada e recordava dos meus 10 anos de idade, quando acompanhava o Festival que era realizado aqui. Não tinha como não se identificar. Foi um grande presente poder ser presidente do Feggart, conta Tiago. Estamos agora esperando a poeira baixar, para poder fazer a melhor análise sobre o que podemos melhorar para o próximo evento. A certeza, porém, é que o FEGGART voltou para a casa e daqui ele não sai mais, acrescenta.

Ao longo dos três dias, 1.354 artistas estiveram no Parque Cinquentenário para participar das provas artísticas: danças tradicionais, chula, declamação, interprete solista vocal e trova. Soma-se a isto o público visitante, que compareceu em grande número, lotando os locais onde aconteciam as provas, a Multifeira Potencialidades do Sul e o Salão Gastronômico.