Prefeitura oferece Programa de Formação Técnica em Inovação no Agronegócio na Itália
As inscrições para o programa que oferece seis vagas de formação técnica para produções
de uva e kiwi na cidade italiana de Latina podem ser feitas de 26 de fevereiro a 2 de março

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Gemellaggio, oferece o Programa de Formação Técnica em Inovação no Agronegócio, na cidade de Latina, na Itália. Através do programa, seis jovens agricultores farroupilhenses terão a oportunidade de conhecer novas tecnologias nas culturas de kiwi e uva.
A Prefeitura, com valor de R$ 30 mil, fornece o transporte aéreo, as despesas com hospedagem e curso de formação com o objetivo de transmitir aos participantes todas as habilidades básicas necessárias aos procedimentos relativos ao trabalho, a fertilização do solo, semeadura, poda, colheita e outros processos de cultivo e produção vitivinícolas e do kiwi. Após o curso todos os participantes serão certificados pela ENADIL – Ente Nazionale per l’Addestramento e l’Istruzione dei Lavoratori, com sede em Latina, Itália. Já o aluno se responsabiliza com alimentação, transporte na cidade, seguro viagem e despesas pessoais.
As inscrições serão realizadas no período de 26 de fevereiro a 02 de março de 2018, na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Os agricultores serão selecionados por comissão, através de critérios definidos no regulamento. O Curso será ministrado entre abril e maio, com duração de 30 dias.
O Município de Farroupilha e a cidade de Latina, na Itália, celebraram em 2009, o convênio de intercâmbio Gemellaggio, que visa à promoção e ampliação dos laços culturais e econômicos entre essas comunidades, nos termos da Lei Municipal n.° 3.508, de 16-5-2009, e da Delibera n.° 84, de 6-10-2009, Del Consiglio Comunale de Latina. A partir desse tratado várias ações foram desenvolvidas, entre as quais propiciar intercâmbio e participação em programas didáticos, científicos e culturais entre as instituições.
Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Bicca Ferrari, esse programa tem o objetivo de trazer novas tecnologias para o desenvolvimento da agricultura local, além de incentivar a permanência do jovem no campo. É importante levar os jovens a conhecerem a realidade de uma região tecnologicamente evoluída na área de fruticultura, trazendo para suas propriedades e comunidade esse conhecimento. Eles serão multiplicadores de seus conhecimentos em Farroupilha, viabilizando o emprego de novas tecnologias no desenvolvimento da agricultura local, sobretudo na produção de Kiwi e Uva. Além disso, esse convênio tem a finalidade de oferecer mais oportunidades para os jovens se fixarem na propriedade.
