Talento farroupilhense premiado em festival de teatro

O grupo ganhou treze prêmios em festivais de teatro pelo estado em 2010 e mais seis prêmios este ano

O GFAC – Grupo Farroupilha de Artes Cênicas da Fábrica de Sonhos, participou na última quinta-feira, dia 09 de junho, do 20º Festival Estadual de Esquetes Teatrais de Novo Hamburgo. O grupo, que ganhou treze prêmios em festivais de teatro pelo estado em 2010, subiu ao palco às 20h com a peça Aquele que diz sim ou não?. A montagem do grupo ganhou mais seis prêmios este ano: Melhor Cenário, Melhor Trilha Sonora, Melhor Texto Adaptado, Melhor Espetáculo na categoria amador/oficinas, melhor Direção para Cassiano Azeredo e melhor Ator Coadjuvante para Roger Scapinello. Além disso, Tiago Bertuol Gasperin foi indicado para melhor ator Coadjuvante.

Outro grupo da Fábrica de Sonhos, o Elas da unidade de Salvador do Sul, ganhou os prêmios de melhor texto original, melhor atriz coadjuvante para Sabrina Schmitz, além das indicações de melhor atriz coadjuvante para Laís Escher e melhor direção para Marcos Cardoso, também coordenador da Fábrica de Sonhos junto com Cassiano Azeredo. Estes prêmios representam muito para nós, pois os últimos três festivais de esquetes teatrais do estado foram conquistados pelos alunos do GFAC e por isso podemos dizer que Farroupilha é hoje referencia em teatro amador/estudantil no estado, comenta Cassiano. Outro destaque do grupo foi o ator Roger Scapinello, que este ano ganhou o seu quarto prêmio como melhor ator em festivais. Roger faz teatro há seis anos e é uma revelação dos palcos gaúchos. Estiveram presentes no festival 17 grupos, vindos de Farroupilha, Estrela, Guaíba, Gravataí, Salvador do Sul, Esteio, Dois Irmãos, Estância Velha, Campo Bom e também de Novo Hamburgo.

Aquele que diz sim. Ou não?, montagem que vem sendo trabalhada desde abril de 2010, é o segundo espetáculo do GFAC, que em 2009 montou o Pequeno Príncipe. A peça é inspirada nas peças didáticas de Bertold Brecht. Escrita pelo autor em 1930, a narrativa questiona os padrões estabelecidos e proporciona a reflexão diante de situações adversas. No enredo, a história de um menino que, ao fazer uma viagem através das montanhas, fica doente e tem que escolher entre ser deixado no local ou fazer com que seus companheiros voltem para ajudá-lo. A iniciativa do GFAC, além de oportunizar através do teatro o desenvolvimento humano do aluno, tem como objetivo principal a experimentação estética e a instrumentalização do ator já que os integrantes do GFAC vêem das outras unidades de formação da Fábrica de Sonhos da cidade.

Este premio representa uma nova fase das atividades teatrais em Farroupilha, já que o grupo GFAC, assim como os grupos da Casa da Criança Odete Zanfeliz, Centro Ocupacional Senador Teotônio Vilela e escola Antônio Minella, em 2011 passaram a fazer parte do Projeto Fábrica de Sonhos da empresa Marca Produções Culturais. Essa mudança significou muito para os grupos, pois consolida um trabalho de mais de cinco anos que venho desenvolvendo em prol da cultura teatral em Farroupilha, comenta Cassiano.

O GFAC – Grupo Farroupilha de Artes Cênicas – é o grupo oficial de teatro da unidade da Fábrica de Sonhos de Farroupilha, em parceria com a Prefeitura Municipal. Ele é composto pelos alunos Alex Paulo Fernandes, Aline Hesper, Amanda Seimetz, Ana Carolina Lautert, Ana Paula da Silva, Andrelize da Motta de Oliveira, Camila Karczewski, Fernanda Araldi, Guilherme de Lima da Silva, Jaqueline da S. Xavier, Júlio César Schuster, Leonardo Werner, Róger Scapinello, Tiago Bertuol Gasperin e Willian Boeira.