Um passeio pela América do Sul

Fotógrafo Lucas Brentano pretende percorrer 3 países em busca de fotos para expor e lançar seu novo site

Dieverson Colombo

Percorrer 12.000 km por Argentina, Chile e Uruguai em um Gol 1.0. Passar 30 dias fora de casa acampando e boa parte do tempo dirigindo. Tirar fotos de lugares isolados, remotos. Loucura? Não para o fotógrafo farroupilhense Lucas Brentano, 22 anos, formado em Publicidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), que lançou o Projeto Carretera Austral, expedição na qual percorrerá a América do Sul em busca de paisagens naturais. O material produzido será mostrado através de exposições fotográficas em cidades da serra, incluindo Farroupilha, e também no lançamento de seu novo site, que será inaugurado com imagens e relatos exclusivos. Brentano já faz sua quarta viagem. Nas outras três oportunidades, a falta de equipamentos e técnicas adequadas não o permitiram registrar tudo que gostaria.

Muitas pessoas dizem sonhar em fazer algo parecido, mas acham que é trabalhoso, que demanda tempo e é arriscado. Bem, elas estão certas. Mas, ao rodar pelo continente em busca das mais perfeitas imagens, quero mostrar a essas pessoas que é fácil chegar a qualquer lugar do mundo. Quero provar que qualquer distância pode e merece ser vencida com paciência, e que qualquer paisagem, mesmo a mais deserta e monótona, tem sua beleza e pode ser apreciada, explica Brentano.

Devido aos altos gastos com equipamentos e com a criação do site, o fotógrafo buscou a ajuda do Catarse, um site que viabiliza financiamento de projetos com algum retorno para a sociedade. A ideia deve ser apresentada através de um vídeo, o qual ao clicar você conhecerá o projeto. As doações podem ser a partir de R$10. Lucas Brentano precisa de R$ 3600. Caso não atinja esse valor, o projeto não é financiado e quem o apoiou recebe o dinheiro de volta.

Para ajudar, é preciso entrar no site http://catr.se/oH4TTJ, escolher o projeto de Lucas, e, se quiser, doar o valor desejado. Através do site www.lucasbrentano.com é possível conhecer um pouco mais do trabalho do fotógrafo. Entre os apoiadores do projeto estão Foto Cine, Guenoa, Solo e Mot Up.