Uma farroupilhense na capital gaúcha
A farroupilhense Maria Luiza Dalzochio, que mora há nove anos em Porto Alegre, fala de como é viver na cidade que esta semana completou 240 anos
Valnir Peralta
A cidade de Porto Alegre completou 240 anos na última segunda, dia 26. Uma extensa programação está sendo realizada para comemorar o aniversário da capital dos gaúchos.
A cidade recebe pessoas de todas as partes do estado e até de outras partes do páis que vão morar, estudar ou trabalhar. Farroupilha também tem representantes que deixaram a serra gaúcha e se cambearam como diz o gaúcho, para a capital.
A farroupilhense Maria Luiza Dalzochio, 44 anos, é uma dessas pessoas. Ela mora há nove anos com o filho, Vinícius Dalzochio de Almeida, 19 anos, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Luiza foi trabalhar em Porto Alegre no executivo do governo estadual. Atualmente ela trabalha como secretária da empresa Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis(AGAGEL) que comercializa sorvetes e afins.
Sempre tive vontade de morar aqui, então quando surgiu a oportunidade, não me intimidei e vim, conta Maria Luiza. A farroupilhense diz que se apaixonou pela cidade. Confesso que me apaixonei por esta cidade. Porto Alegre me conquistou pelas belas praças, belos parques, pela energia positiva que tem e pela hospitalidade que encontrei aqui, ressalta.
Maria Luiza faz questão de destacar que como farroupilhense que é, ama a cidade de Farroupilha. Segundo ela, foi em Farroupilha que passou sua infância e adolescência, suas melhores fases. Ela ainda conta que ao entrar na fase adulta, saiu de Farroupilha indo morar em outros lugares, mas acabou morando definitivamente em Porto Alegre.
Maria Luiza diz que como todo grande centro, a cidade tem suas dificuldades e suas deficiências, mas que mesmo assim não perde o seu encanto. Há quem diga que Porto Alegre é estressante. Para mim é o contrário, me acalma. É sempre relaxante caminhar à beira do Guaíba com o lindo por do sol do Gasômetro.
Ela conta que gosta de tomar chimarrão no Brique da Redenção. Porto Alegre tem muita coisa boa para se fazer. Acho uma cidade encantadora. Maravilhosa. Cheia de energia, valoriza.
Além de outros eventos culturais, Maria Luiza destaca a Semana Farroupilha que acontece todos os anos no Parque da Harmonia, quando os acampamentos ficam lotados de gaúchos de todas as estâncias que vem para participar da festa do nosso 20 de Setembro, em comemoração à Revolução Farroupilha.