Arquiteta Clarissa Zanatta transforma plástico em experiência sensorial
O projeto é uma inciativa do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho

O escritório da arquiteta Clarissa Zanatta assina um espaço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O projeto “Somos o Amanhã – Sérgio I. Webber”, inaugurado dia 28 de maio, é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).
O evento contou com a presença de entidades representativas, membros da CIC, empresas associadas e a diretoria do Simplás, e tem como propósito promover a educação, a conscientização e a transformação por meio de uma nova perspectiva sobre o plástico e a economia circular. O local foi reformulado para se tornar interativo e sensorial.
O espaço toma por base um conceito narrativo e cromático que apresenta ao público a jornada do plástico de forma intuitiva. O ambiente é dividido em quatro partes que utilizam a psicologia de cores para criar diferentes sensações e estímulos ao longo do percurso.
Em um primeiro momento, apresenta-se ao público o polímero e a matéria-prima do plástico por meio de elementos como tubos de acrílico, uma cortina plástica e materiais expostos para o toque e o olfato que despertam curiosidade e conexão com o material.
- Durante o percurso, uma impressora 3D permite ao visitante conhecer como o plástico é moldado em produtos. Além disso, estão presentes diferentes amostras para experimentação tátil e visual.
Os benefícios e as aplicações do plástico em diversos setores fazem parte do espaço central, que ainda conta com um telão para vídeos educativos e com o Painel Simplás, oferecendo informações atualizadas sobre o setor e o sindicato. Uma área de convivência também foi criada e pode ser usada para pequenos eventos, palestras e formações.
- No final do trajeto, reforçado com cores que remetem à sustentabilidade, o ambiente mostra os processos de reciclagem que encerram o caminho da economia circular do plástico.
O projeto dispõe de recursos de realidade virtual, um avatar guia e acessibilidade universal com a implantação de uma rampa que vence o desnível original. “Somos o Amanhã – Sérgio I. Webber” está aberto à visitação gratuita para estudantes e associados do Simplás.