Balanço do primeiro semestre renova ânimo para exportações gaúchas de móveis
Rio Grande do Sul retoma a liderança do ranking, após passar por período de desaquecimento nas vendas para o mercado externo

O balanço do primeiro semestre do ano trouxe sinais positivos para as exportações gaúchas de móveis. Após passar por períodos de desaceleração nas vendas no comércio internacional, o RS retomou a dianteira do ranking nacional, no período de janeiro a junho de 2013. Com 27,7% das exportações de móveis do país, o RS registrou US$ 91,8 milhões – um aumento de 3% em participação e 1,9% em valores, no comparativo com os mesmos meses do ano anterior.
Na segunda colocação do ranking, Santa Catarina exportou US$ 89,9 milhões, que representam 27,1% de participação no Brasil. Na sequência vêm Paraná e São Paulo, que alternam a liderança nos quesitos participação e valores de móveis exportados. Os dados foram apresentados no Relatório das Exportações, elaborado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS), em conjunto com o Centro Gestor de Inovação (CGI Moveleiro) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Apesar de positivo, o balanço do primeiro semestre não indica uma recuperação nas exportações de móveis do Rio Grande do Sul, afirma o presidente da Movergs, Ivo Cansan. Esses números renovam as expectativas das indústrias gaúchas para o próximo semestre, mas ainda faltam incentivos governamentais para que possamos recuperar e prospectar novos mercados, explica. Para Cansan, as estatísticas mostram um dado relevante: mesmo com condições desiguais de competição, o mobiliário gaúcho consegue se sobressair por agregar diversos diferenciais, como tecnologia de ponta, design atraente, qualidade, entre outros.