CDL faz 49 anos e está bem próxima aos lojistas
Em entrevista exclusiva, o presidente da entidade, Juliano Tofolo, fala do enfrentamento das dificuldades geradas pela pandemia ao comércio e sobre como eles, entidade e lojistas, estão unidos rumo aos 50 anos
Quem fez aniversário durante a pandemia que estamos vivendo neste 2020 sabe que as celebrações relativas à data pedem discrição, mas ainda assim, merecem atenção. A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Farroupilha está fazendo 49 anos. Foi em 27 de agosto de 1971 que os lojistas que fundaram a entidade se reuniram, marcando a data e a história da nossa cidade.
Em virtude disso conversamos com o presidente Juliano Tofolo. O resultado do bate-papo exclusivo, você confere abaixo:
JF: O que está marcando as comemorações dos 49 anos da CDL?
Juliano Tofolo: Nesse momento tão delicado e diferente, não pudemos programar nenhum evento público, mas por outro lado estamos fazendo algumas ações para fortalecer nosso comércio local.
JF: Que ações são essas?
Juliano Tofolo: Primeiro queremos que nosso consumidor entenda que comprando aqui na cidade terá vantagens no sentido de os impostos ficarem no nosso município e que as empresas geram empregos e rendas para muitas famílias daqui.
Segundo ponto nossos comerciantes recebem informações sobre negócios e mercado e sempre focamos no bom atendimento para consolidar nossos consumidores a comprarem aqui. Lançamos a campanha Compro Onde Moro para fortalecer isso.
Distribuímos kits com sacolas, adesivos e um cartão de agradecimento para cada sócio. Também lançamos um preço especial para que associados do MEI façam parte do quadro associativo da CDL.
Estamos a todo momento buscando novidades para o lojista, temos várias ideias para colocar em prática. Além disso em nível municipal, estadual e nacional estamos atentos a tudo, principalmente no que fere os interesses de nossos associados.
JF: O que representa para a instituição alcançar esta idade, levando em conta as dificuldades enfrentadas ao longo do caminho e mais especificamente, a pandemia de 2020?
Juliano Tofolo: A CDL já iniciou fortalecida por seus fundadores. Alguns deles possuem negócios em pleno vapor até hoje. Não podia ser diferente, pois o associado vê a CDL como um verdadeiro parceiro e isso só fortalece a entidade. Passamos por muitos momentos difíceis nesses 49 anos, mas pelo trabalho magnífico de vários ex-presidentes e diretorias competentes tudo passou e só nos fortalecemos cada vez mais.
JF: Quais as perspectivas da CDL para um futuro próximo?
Juliano Tofolo: Estamos vivendo uma época em que não pensamos muito além das nossas expectativas, mas a entidade está bem preparada e muito confiante, pois temos um planejamento sólido e pensado para as próximas gerações. Há sim mudanças no mercado hoje, mas a CDL está sempre ao lado do associado mostrando o caminho e buscando sempre as melhores soluções. O futuro da CDL espera essa nova geração com muito entusiasmo e bem estruturado para sempre oferecer produtos e serviços de qualidade.
JF: Como está o relacionamento com os lojistas?
Juliano Tofolo: Um dos meus principais objetivos no início da nossa Gestão era justamente aprimorar esse relacionamento entre entidade e associados. Estamos muito felizes, pois temos feito visitas, conversando com ou com outro, pedindo opiniões e ideias, e mesmo nesse momento da pandemia se provou mais ainda essa aproximação, pois batalhamos juntos: entidade e lojistas. Tenho convicção de que melhorou bastante, mas há muito que fazer ainda para mantermos esse relacionamento saudável e próspero.
JF: Qual se sentimento por estar à frente da CDL neste aniversário de 49 anos, enfrentando dificuldades nunca antes experimentadas, consequências da pandemia?
Juliano Tofolo: Muito feliz por ter essa oportunidade de estar à frente de uma entidade tão importante para nossa cidade e uma das mais bem organizadas do Estado.
Fazer parte desses 49 anos, principalmente nesse ano de pandemia, traz uma sensação de capacidade, pois desde o início sofremos juntos, choramos juntos, fechamos juntos, aprendemos juntos, abrimos as portas juntos.
A distância entre a entidade e os lojistas é de 1,5 m, isso significa que estivemos mais juntos do que nunca, um momento inesquecível, ano histórico! Mas está passando e temos o maior orgulho de fazer parte dessa história, mesmo nos momentos mais difíceis e conturbados do nosso comércio. Rumo aos 50 anos.