Ceia farta na mesa do farroupilhense
O setor alimentício superou as expectativas em vendas em 10% com relação ao mesmo período do ano passado e deve alcançar os 15% com a virada de ano. No setor varejista, o acréscimo não atingiu os 8,5% esperados, embora as vendas tenham sido boas em alguns segmentos

Na segunda-feira, 24, farroupilhenses foram às ruas para comprar os últimos presentes e itens que enfeitariam suas casas e, principalmente, que completariam a ceia de Natal. Apesar da data ter possibilitado que muitos viajassem, o movimento foi intenso, em especial, no setor alimentício.
Segundo o presidente do Sindigêneros, Paulo Ganzer, o setor superou as expectativas de vendas que variavam entre 8% e 10% com relação ao mesmo período do ano passado, alcançando os 10% somente para a data do Natal. Os produtos mais procurados foram os itens que compunham a ceia, como o tradicional peru e as bebidas. Conforme explica Ganzer, o objetivo é alcançar os 15% somando as vendas para a virada de ano.
Ganzer explica que em 2011, a expectativa girava em torno de 10 a 15% para as vendas das duas datas. No entanto, chegou-se aos 13%. Para ele, a movimentação no comércio este ano está intensa, já que a expectativa deve superar a do ano passado mesmo com muitos farroupilhenses fora da cidade em função do feriadão.
Já no setor varejista, conforme coloca o presidente do Sindilojas, Cladir Bono, as expectativas de vendas não alcançaram o esperado para a data. A projeção era superar em 8,5% as vendas do mesmo período do ano passado. Entretanto, o aumento foi somente de 7,5%. Os segmentos líderes em vendas foram o vestuário e os eletrônicos.
Na seção de eletrodomésticos quem alavancou as vendas foram os ventiladores e os aparelhos de ar-condicionado, devido ao forte calor dos últimos dias. Alguns estabelecimentos do município chegaram, inclusive, a esgotar seus estoques. Certas marcas foram vendidas com quase 50% de aumento em função da grande demanda.
Bono comenta que o período pós-natal deve ser calmo para as vendas. Segundo ele, com a época de férias, pagamento de impostos como IPTU e IPVA, bem como materiais e matrículas escolares, a expectativa é que as vendas diminuam até o período de Carnaval. Após, elas ganham força e o comércio intensifica as vendas novamente. Bono ainda destaca que já é possível encontrar descontos que variam entre 10% e 50% em alguns segmentos do comércio local.