Centro de Distribuição da Fruki operando em Farroupilha

A implantação, cuidadosa também no quesito responsabilidade ambiental, fortalece a marca na Serra Gaúcha e permite à empresa dobrar sua capacidade de armazenagem e expedição na região

A implantação, cuidadosa também no quesito responsabilidade ambiental, fortalece a marca na Serra Gaúcha e permite à empresa dobrar sua capacidade de armazenagem e expedição na região

Perto de se tornar uma empresa centenária, a Fruki, fundada em 1924 por Emílio Kirst, que instalou uma pequena fábrica de refrigerantes e cervejas no bairro Bela Vista, em Arroio do Meio, acaba de inaugurar seu novo Centro de Distribuição, o CD Serra, localizado na ERS 122, em Farroupilha.

A nova estrutura projetada para ter uma operação eficiente e mais sustentável, com 2.700 m², faz parte das estratégias para potencializar ainda mais a marca na região e o investimento permitirá à empresa dobrar sua capacidade de armazenagem e expedição na Serra Gaúcha: 1.400 posições pallet (175 mil pacotes), podendo receber e expedir 40 mil caixas/dia. 

Além do aumento da capacidade de armazenagem e expedição, a implantação deste novo CD ainda traz benefícios como a ampla área de circulação, com redução do risco de armazenagem externa, capacidade de operação com Rodotrem, aumento de sinergia e integração entre os departamentos de Logística e Comercial e estacionamento interno para veículos leves e pesados. 

A estrutura – assim como a localização estratégica, com acesso direto da Rodovia ERS-122 para as dependências da empresa – foi pensada para suportar o crescimento dos próximos anos. 

“A operação logística vai ganhar mais agilidade e acompanhar a expansão da empresa para os próximos anos. Além disso, um destaque são as tecnologias na operação que vamos utilizar, reduzindo os impactos de emissões atmosféricas ao meio ambiente. Queremos contribuir ainda mais para um planeta sustentável”, afirma Daniel Coelho, gerente de Logística da Bebidas Fruki.  

Os destaques mencionados pelo gerente ficam por conta da empilhadeira e do caminhão elétricos, com zero emissão de gases de efeito estufa de forma direta, redução da poluição sonora e menores custos de operação. 

O investimento nessas novas tecnologias do CD de Farroupilha faz parte do projeto estratégico intitulado Logística Verde, que tem como objetivo reduzir os impactos ambientais da operação logística da empresa. Até a metade de 2021, os caminhões elétricos vão representar 5% da frota total da Bebidas Fruki enquanto as empilhadeiras passam a corresponder por 18%.  O objetivo é ter 30% de toda frota neste modelo até 2030. 

Além do novo CD em Farroupilha, a Bebidas Fruki também possui centros de distribuição em Lajeado, instalado junto à fábrica, Canoas, Pelotas, Santo Ângelo e Blumenau (SC). Ainda conta com Centros de Vendas nas cidades gaúchas de Osório, Santa Maria, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Rio Grande, além da equipe de vendas nas regiões catarinenses de Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville. 

 

A empresa

Tudo começou com Emilio Kirst, avô de Nelson Eggers, Presidente do Conselho Consultivo da empresa e pai da atual presidente Aline Eggers Bagatini, que assumiu o cargo em 2019 como parte de um processo de governança corporativa. 

Muito mais que uma empresa familiar, a Fruki produz 420 milhões de litros por ano e é a maior indústria regional de bebidas do Sul do Brasil, figurando entre as melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul, conforme pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPTW) no ano passado. Na categoria médio porte, entre 50 e 999 funcionários, a empresa ficou com a 29ª colocação. 

O nome Fruki foi sugerido por uma agência de publicidade, em substituição ao nome Bela Vista, e é um acrônimo da junção das iniciais “Fru” (de frutas, base dos refrigerantes) e “ki” (de Kirst, o sobrenome do fundador). 

Em 1971, a empresa foi transferida para Lajeado, às margens da BR 386, onde estão a matriz e o parque industrial. A cidade foi escolhida pela centralização entre diferentes localidades do Estado.

Esta visão estratégica que sempre fez parte da criação dos novos negócios da Fruki também foi empregada no Centro de Distribuição em Farroupilha, pois o empreendimento incorpora a operação do antigo espaço de Caxias do Sul e vai abastecer 50 municípios das regiões de Boa Vista até Cambará do Sul, com 100% do portfólio de produtos Fruki, composto pelas sete linhas: refrigerantes, alimento líquido Frukito, Água Tônica e Citrus, os sucos Com/Tem, o energético Elev, a cerveja Bellavista e a água mineral Água da Pedra.

“A facilidade de acesso viário para atender os 50 municípios da região da Serra e a ampla área disponível com esta localização estratégica foram determinantes na escolha de Farroupilha para sediar o novo projeto do CD Serra da Fruki. A qualidade dos profissionais da região é também vista como relevante para sustentar nosso plano de expansão e crescimento para os próximos anos”, ressaltou João Miranda, o diretor comercial da empresa.

Por falar em profissionais da região, quem também comenta sobre o novo CD é o Supervisor de Logística Alexsandro de Oliveira Freitas. “O CD de Farroupilha representa mais um marco na história da Fruki, pois além de incorporar a operação que tínhamos em Caxias, dobramos nossa capacidade de armazenagem e expedição”.
Prestes a celebrar seu centenário, a Bebidas Fruki mostra-se atenta às oportunidades de crescimento, sedimentando seu próprio futuro.