Chegada do frio estimula setor malheiro

Segundo Maria de Lourdes Anselmi e Itacir Marmentini, momento está sendo e deverá ser o melhor dos últimos anos

| Renato Dalzochio Jr
| Especial

Pelo calendário meteorológico de 2016, o inverno neste ano começa no dia 20 de junho. Estamos ainda no outono, é verdade, mas o tão aguardado frio, que aquece o setor de malhas, uma das indústrias mais pulsantes da nossa cidade, chegou somente a partir dos últimos 10 dias do mês de abril, para alívio dos empresários do setor e os lojistas, já que, devido ao calor fora de época, muitos acreditavam que 2016 seria pior que 2015 (segundo eles, não tivemos inverno no ano passado). Mas engana-se quem pensa que a chegada tardia do frio desanimou o setor. Conversamos com Maria de Lourdes Anselmi (Malharia Anselmi) e Itacir Marmentini (Biamar Malhas) sobre as expectativas da indústria em relação ao frio e ao inverno deste ano. Segundo eles, 2016 está sendo e tem tudo para ser o melhor dos últimos anos.

Entrevista_ 

Como estão as vendas até o momento?
Maria de Lourdes Anselmi –
Inicialmente houve queda nas vendas de pedidos, porém, com a chegada do frio as vendas na pronta entrega superam estas perdas e a tendência é de fechar os primeiros 4 meses com crescimento de mais de 15%.
Itacir Marmentini – Ano passado praticamente não tivemos inverno. E o pessoal ficou receoso de vir buscar produtos no início desta temporada. Os lojistas vieram em janeiro, fevereiro, março… mas não era com aquela sede de compras por quantidade, e sim apenas um abastecimento suficiente, pegando as novas tendências e tudo mais. Até abril vínhamos num patamar parecido com o do ano passado. Nos últimos dez dias de abril, quando começou a esfriar, daí sim as coisas mudaram bastante. Dali em diante as vendas aumentaram.

Quais as expectativas para o inverno?
Maria de Lourdes Anselmi – Seguindo este frio esperamos ter os melhores resultados desde 2007 e terminar com crescimento de 20%.
Itacir Marmentini – Se o clima continuar deste jeito será bom, vamos recuperar algo do ano passado que foi um pouco abaixo do esperado, já que não aconteceu o inverno. Estamos apostando nisso, investimos em equipamentos, pessoas, nos preparamos, estocamos. Tivemos um inverno fraco ano passado, mas não perdemos a motivação, trouxemos novas máquinas, instaladas no início deste ano, crescemos com a nossa produção. Pelo fato de estarmos sempre investindo, temos produtos para oferecer.

É verdade que a malha está em falta para algumas empresas / lojistas? Caso sim, por que está faltando?
Maria de Lourdes Anselmi – Ainda não está faltando, porém, se o ritmo das vendas continuar neste patamar realmente o mercado ficará desabastecido, pois não havia procura de artigos de frio nestes níveis desde 2007, logo as empresas também baixaram a produção dos mesmos. Outro fator além do frio é o fato dos importadores estarem enfraquecidos.
Itacir Marmentini – Essa não é uma circunstância nossa. Claro que sempre tem algum produto que evapora muito rápido, por ser um novo lançamento, por exemplo. Esses mais procurados vendem rapidamente, já outros modelos acabam sobrando. Mas no geral, visto que a situação se desenhava para um inverno ruim, de repente as fábricas, com pouco capital de giro para comprar matéria prima e pagar funcionários, tenham tido dificuldade até mesmo para fazer estoque. É difícil estar totalmente preparado, mas nós sempre tivemos capital suficiente para poder estocar no verão e vender no inverno com tranquilidade. Mas não sei se todo mundo consegue dar esta volta completa. É muita demanda, muito valor para ser investido num estoque, e se o inverno não for bom, as fábricas não vão se endividar se as vendas não vierem lá na frente. É sempre uma grande aposta que fazemos lá na frente, porque em alto verão não estamos vendendo. Você está fazendo estoque com a perspectiva de vender lá na frente.

Até quando os lojistas terão malha à disposição? A produção e o estoque do produto irão durar até o fim do inverno?
Maria de Lourdes Anselmi – Os estoques já estão acabando, porém, continuamos produzindo artigos de inverno, logo a oferta pode diminuir, porém, manteremos a produção enquanto durar o frio.
Itacir Marmentini – Sim, porque acredito que as compras dos nossos lojistas já tenham atingido a casa dos 70%. Os 30% que sobram são estoque. Nós estamos vendendo produtos desde janeiro. Sempre salientamos que as melhores datas são Dia das Mães e Dia dos Namorados. A partir daí é momento de reposição, não é aquela sede de compras porque as peças já devem estar nas lojas, sendo vistas, mostradas. Tenho certeza que as vendas continuarão boas nos próximos meses, pelo fato de estarmos bem estocados.