Facilitadores auxiliam na integração de novos colaboradores
O primeiro dia de trabalho é normalmente um motivo de ansiedade, tanto para quem chega, como para quem já trabalha
O primeiro dia de trabalho é normalmente um motivo de ansiedade, tanto para quem chega, como para quem já trabalha na empresa. O colaborador recém contratado será alvo de olhares curiosos e motivo de comentários durante algum tempo. E isso é perfeitamente normal.
A atuação do Facilitador tem como objetivo proporcionar uma recepção e ambiente de trabalho seguro e acolhedor, pois é um colaborador que possui treinamento diferenciado, preparado para esclarecer dúvidas, orientar e ser referência para os novos colaboradores.
Entender os colegas em meio ao ruído representa um grande desafio; utilizar EPI’s, conhecer os riscos das máquinas, saber utilizar corredores de segurança e outros aspectos passam a ser secundários para quem está ingressando e quer se firmar na nova empresa. Antes de ser instituído o papel do facilitador, os novos colaboradores representavam o grupo que mais se acidentava na empresa.
Pensando em amenizar este período de ansiedade, o processo de integração já vem sendo incrementado há aproximadamente três anos. Inicialmente houve o aumento da carga horária e melhoria do Treinamento Introdutório Básico (TIB). Também, com exceção do Turno C, hoje em dia os colaboradores já iniciam em seu próprio turno de trabalho. Além disso, Supervisores e Técnicos de Segurança criaram a Tabela de Risco e Complexidade de Atividades, permitindo que o novo colaborador inicie seu trabalho através das atividades mais simples e de menos riscos de acidente.
Para completar o trabalho, foi realizado o Treinamento Interno de Formação de Facilitadores nos Turnos A, B e C, que totaliza 15 horas com enfoque de desenvolvimento interpessoal e de revisão do conteúdo e objetivos do TIB. Atualmente, a empresa conta com 40 colaboradores que, voluntariamente, são facilitadores em concomitância ao cargo/função que executam na empresa. Antes de serem convidados a participar desta formação, RH, Supervisão e Técnico de Segurança analisam os indicados.